• Matéria: Português
  • Autor: amilgrazielly1317
  • Perguntado 4 anos atrás

Pontinho de Vista - Pedro Bandeira Eu sou pequeno, me dizem, e eu fico muito zangado. Tenho de olhar todo mundo com o queixo levantado. Mas, se formiga falasse e me visse lá do chão, ia dizer, com certeza: Minha nossa, que grandão!

II - Exploração textual:

1) Segundo Hegel a poesia é a transfiguração do ideal na realidade. Aponte o sujeito lírico que se encontra por trás de cada verso do poema de Pedro Bandeira.
2) Determine o valor metonímico do termo "formiga extraído do poema de Pedro Bandeira
3) O que simboliza o termo "chão" dentro do tecido ficcional de Pedro Bandeira? 4) Explique o processo de titulação do poema de Pedro Bandeira.

Me ajudem por favooor é Urgenteee​


Cavian: Oi tudo bem? Eu fiz esse dever de maneira duvidosa, me perdoe se algo estiver errado.

Respostas

respondido por: Cavian
2

Resposta:

1- I e II verso: o poema é escrito em 1 pessoa e o eu lírico é aparentemente um menino pequeno.

III verso existem dois sujeitos presentes o narrador/personagem e a formiga ( outro personagem que se manifesta também em 1 pessoa )

2- ???

3- Não tenho certeza, mas pelo que entendi "chão" nesse contexto não é nada mais, nada menos que um ponto de vista mais baixo do que o do narrador.

4- Acredito que a titulação do poema ( Pontinho de Vista ) foi criado para apenas fazer uma menção ou uma brincadeira com o personagem que apareceria mais a frente, no caso a formiga que na visão de muitos é um pontinho.

Explicação:

Eu fiz esse dever de maneira duvidosa, me perdoe se algo estiver errado.

Boa sorte aí

Perguntas similares