Uma história é sempre contada a partir de um determinado ponto de vista. Assim, os relatos são sempre parciais, pois o autor tem a sua opinião sobre os
acontecimentos. Os registros escritos sobre os primeiros encontros entre portugueses e indígenas, em 1500, são relatos escritos por portugueses e contados, portanto, do ponto de vista do conquistador. Como seria a história contada pelos indígenas que avistaram Cabral, as caravelas e sua tripulação desembarcando em 1500? O que você acha que os indígenas pensaram sobre aqueles portugueses?
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Obviamente eles ficaram com medo e impressionados ao mesmo tempo. Avistaram um outro povo, um povo desconhecido, com vestimentas diferentes, utensílios únicos e grandes embarcações.
Os indígenas ao longo do tempo queriam conquista tudo o que era lhes oferecido, dessa forma, como bem sabemos, os portugueses utilizaram da inocência daquele grupo para se aproveitar. Por meio do escambo. No entanto até que os indígenas trocaram o maior bem deles. Os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás