Na Figura 02, faça uma analogia entre a condição do ser humano exposta na frase do filósofo Jean Jacques Rousseau, na Idade Moderna, e a condição do ser humano perante as redes sociais e as novas tecnologias na atualidade. Em seguida, compare esses dois momentos históricos e políticos distintos em relação às duas formas de relações de poder.
Respostas
Resposta:
No começo dos tempos éramos presos por regras rígidas, hoje temos o livre arbítrio, estamos em uma era tecnológica, presos/alienados em aparelhos tecnológicos, a todo momento queremos nos atualizar sobre os acontecimentos dos últimos minutos.
-ESII-
A famosa frase de Jean-Jacques Rousseau diz respeito à teoria naturalista dele: o homem nasce bom e encontra-se acorrentado por toda parte. Em suma, Rousseau quer passar a impressão de que a sociedade corrompe o homem, que seria, por sua vez, bom por natureza.
Analogamente, as novas tecnologias e as redes sociais podem aparentar uma prisão para quem os usa de modo compulsivo. Presos às redes sociais - à ambição que elas provocam, à vaidade, à inveja, à luxúria - os homens contemporâneos deixam suas consciências serem ditadas pelos símbolos racionais que anunciam estas novas tecnologias.
Deste modo, o homem troca o conselho espiritual, intelectual e cultural pelo conselho de youtubers, por exemplo, que angariaram fama e sucesso material para passarem a opinar sobre todos os assuntos.
Cabe notar que a noção de que as redes sociais funcionam como prisão guardam uma outra analogia, anti-rousseauniana: elas apenas provocariam a natureza pecaminosa que já existe no homem, representada popularmente pelos sete pecados capitais. Assim, não seria a sociedade e seus apetrechos que corromperiam o homem, mas o homem, com sua natureza decaída, que corromperia a sociedade, como corrompeu o Éden.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/28861456