• Matéria: Português
  • Autor: arthurlimavieira09
  • Perguntado 4 anos atrás

esse é o texto :

Nesta nova realidade, o COI (Comitê Olímpico Internacional) chegou a lançar um guia para ajudar as entidades esportivas a organizar eventos mais sustentáveis, abordando questões como mudanças climáticas e perda de biodiversidade. “A comunidade esportiva global tem a responsabilidade e a oportunidade de deixar o mundo em melhores condições para as gerações futuras”, diz a diretora de Desenvolvimento Corporativo e Sustentável do COI, Marie Sallois.
Ainda dentro da proposta de mostrar como a tecnologia pode se aliar à sustentabilidade, a tocha olímpica foi feita de resíduos de alumínio e os pódios onde os vencedores estarão na entrega das medalhas, de resíduos plásticos. Já as 18 mil camas que serão usadas pelos atletas na Vila Olímpica foram fabricadas de papelão. Segundo os organizadores, a mobília é mais resistente do que as tradicionais, de madeira, e ainda contribui para o plano de redução de gastos para o evento olímpico, reforçado em função da crise econômica decorrente da pandemia do novo coronavírus. Além, claro, da certeza de que nenhuma árvore foi derrubada para isso.

Empresas mundiais abrindo os olhos para o problema

Empresas as redor do globo vem transformando também seu processo de produção, levando em conta uma conduta sustentável. No mundo do futebol, o destaque de sustentabilidade fica por conta da bola S11 Ecoknit, produzida pela Penalty. Cada bola usa 4½ garrafas PETs, coletadas por cooperativas de reciclagem, que vendem o material para empresas de fiação têxtil. As PETs são lavadas, trituradas e seguem para o processo de polimerização, ou seja, produção do chip de poliéster, que dá origem ao de filamento usado em tecelagens e malharias. Daí, nasce o fio de poliéster que a Penalty desenvolveu para a confecção da S11 Ecoknit.
“O maior desafio ao tratar de materiais reciclados é promover e garantir propriedades de alta performance igualando e, neste caso, superando produtos com materiais ‘virgens’. Esse é o ponto mais desafiador”, diz Nilton Franco, gerente executivo de produtos da Penalty. De quebra, movimenta a cadeia de coleta de garrafas PETs espalhadas pelos lixos das cidades.

4) A expressão “abraçaram de vez a causa” contém: *
A) Uma ironia porque ninguém pode abraçar uma causa, que é um substantivo abstrato.
B) Uma metonímia que é a substituição de um elemento do texto por outro do mesmo campo de sentido.
C) Uma metáfora que é o uso conotativo de um termo, ou seja um uso de uma palavra, fora do seu sentido usual.
D) Uma hipérbole, que é o exagero de alguma expressão do texto.

Respostas

respondido por: ThaynaraOliverr
1

Explicação:

) Uma ironia porque ninguém pode abraçar uma causa, que é um substantivo abstrato.

Perguntas similares