• Matéria: História
  • Autor: Jayaluuck717
  • Perguntado 4 anos atrás

Nada melhor nesta vida do que começar uma prova de história refletindo sobre o presente, é isso mesmo que você esta lendo, essa é uma prova de história, mas também pode ser uma conversa entre nós dois onde presento um mundo pós-moderno em que brota em cada esquina uma explicação racional para tudo, você percebe o quanto somos devotos das explicações científicas (principalmente em física) e tecnologias para tudo que nos cerca? É justamente neste ponto de nossa conversa que eu afirmo a todos vocês “Ah como é bom ser racional!”
Mas... Convenhamos amigos, até que ponto é mesmo bom sermos racional? Será que sempre conseguimos exercer nossa total racionalidade? Vamos observar nossa experiência de vida, e assim podemos refletir que em determinados momentos (difíceis, desesperadores, trágicos) surge em nós, um sentimento sem controle que nos faz acreditar na existência de um sentido para a vida, e que algo superior vai nos ajudar. Meus caros amigos, não sejamos tolos, não há homem forte o suficiente que em desespero não procure a Deus.
Esta angústia de viver entre a ciência racional e a crença passional, não é nova, não é exclusiva de vocês amigos. Isso é mais uma construção histórica de nossa humanidade, mais uma vez a “história” com seus encantos vem nos visitar, mostrando como nossa vida se constrói em torno dela. Não há como fugir do passado, e sendo assim eu os convido a vir comigo! É isso mesmo vamos lá, todos juntos para mergulharmos neste fantástico mundo da História.
Imaginem um “mundo” dominado por uma única religião, neste mundo as verdades existentes são explicadas por aspectos desta religião, as pessoas devem crer na total submissão do homem a Deus, e principalmente aceitar que cada um tem o seu lugar dado por Deus na sociedade, e nada pode mudar isso. Seriam loucos aqueles que decidissem contestar esta realidade.
Assim meus caros amigos era a Europa entre as Idades Média e Moderna, período em que o Cristianismo com ênfase na vertente Católica, dominava os homens e suas crenças. Um período onde tudo poderia ser explicado pela vontade de Deus, desta forma só restava ao homem aceitar seu destino, sem ter o direito de questionar seu lugar no mundo.
Durante toda a Idade Média e em grande parte da Moderna foi imposto ao homem explicações de cunho divino, ou seja, as coisas acontecem pela vontade de Deus. Tais explicações serviam com forma de manter o ordenamento da sociedade, exemplo: um servo era servo, pois esta era a vontade de Deus, e não cabia nenhuma contestação de sua condição. Na política o Absolutismo ganhou terreno segundo estas mesmas bases teóricas, o Direito Divino dizia que o rei é rei por que Deus quis, sendo assim as ordens e o poder do rei não poderiam ser contestados, caso contrário estariam indo contra a vontade de Deus.
A partir do século XVIII ganha força na França ideias contrárias às explicações pela vontade divina, era o momento onde pensadores buscavam explicações para o funcionamento do mundo na razão e na ciência, estes pensadores passaram a ser conhecidos como iluministas.
O Iluminismo revolucionou a forma de o homem pensar a si mesmo e a Deus, transformou a ciência, a política criou Revoluções, destruiu impérios e construiu uma nova organização social. Mesmo com tantas mudanças provocadas pelo Iluminismo, não devemos crer que suas ideias abrangeram toda a humanidade, nem muito menos aceitar que as pessoas passaram a acreditar mais na ciência e menos na religião.
Voltemos amigos a nossa realidade, ao nosso mundo. Hoje três séculos após o Iluminismo percebemos muitas pessoas explicando tragédias da natureza, o fato de não conseguir um emprego; ou o de não passar em um concurso, como sendo tudo ocorrido pela vontade de Deus. Tais explicações nos parecem reais, é como se isso estivesse preso dentro de nossa mente, ou em algum lugar de nossa humanidade.

Mas eu sei nem todo mundo acredita em Deus, e você meu amigo que é cético e acha que a única fonte de verdade é a razão científica, pense bem, pois certamente um dia perceberá que há muitas coisas que a razão e a ciência não podem explicar, como por exemplo seu amor por alguém... Hah ficou confuso, então “Se Deus quiser um dia você vai entender...”.

Questão 01 - O objetivo do autor é promover uma reflexão sobre como determinados temas históricos constroem nossa forma de pensar e ver o mundo, o quanto somos influenciados pela história, sendo assim marque a resposta que apresenta o tema histórico abordado pelo texto acima: *

A)O Iluminismo, e os pensadores que contestam a razão científica.
B)O Iluminismo, e sua explicação do por que os homens acreditam em Deus.
C)O Iluminismo, e sua forma de explicar o mundo fora da influência religiosa.
D)O Iluminismo, e suas influências na Revolução Francesa.

Respostas

respondido por: liliansilva19950
1

Resposta:

letra c..o iluminismo e sua forma de explicar o mundo fora da influência religiosa

respondido por: guilhermedanti
2

Resposta:

BOM EU ACHO Q É A LETRA C

Explicação:

Perguntas similares