• Matéria: Artes
  • Autor: Barro675
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia as afirmativas abaixo e assinale as 4 opções corretas: (1,0) a) Tanto o desenho de modelo vivo quanto o desenho criativo dirigido focam na total liberdade de produção. b) O estudo da composição diz respeito a representação mais proporcional e realista das formas dos seres. c) O valor é o fundamento do desenho que trata da gradação de luz e sombra. d) Existem outras subdivisões no desenho artísticos. e) O desenho se desenvolveu ao longo dos séculos, tendo sua origem na antiguidade clássica. f) A cor é o fundamento mais importante do desenho. g) Lápis 6B é mais indicado para esfumar áreas de sombra escuras pois possui o grafite macio. h) O desenho técnico diz respeito ao trabalho visual mais voltado para áreas de criação de produtos, design, indústria e tecnologia​

Respostas

respondido por: joaoffs917
1

Resposta:   História do desenho: como surgiu a arte de desenhar?

Como a invenção do papel e outros utensílios mudou a forma de desenhar

A evolução do desenho através dos séculos

ula gratuita>

História do desenho: como surgiu a arte de desenhar?

A história do desenho começou há milhares de anos, na pré-história. Nas cavernas estão gravados até hoje, por meio de desenhos, os hábitos e experiências dos chamados "homens das cavernas", que usavam as pinturas rupestres como forma de se expressar e comunicar antes mesmo que que existisse a linguagem verbal.

Ao longo dos séculos e o desenvolvimento das artes e das ciências, o desenho passou a ser utilizado cada vez mais de formas diferentes e para fins variados. Pode-se dizer que o desenho é um precursor da linguagem escrita, da fotografia, do cinema, e até mesmo das representações cartográficas.

A arte de desenhar acompanhou o homem durante todo seu desenvolvimento fazendo parte de sua história:

Ilustrando templos sagrados e tumbas;

Relatando a vida cotidiana, e até mesmo a vida após a morte como vemos nos desenhos egipicios;

Representando os deuses mitológicos gregos e romanos;

Ou ainda, conduzindo navegantes por mares desconhecidos como durante os séculos XV e XVI e nos séculos posteriores.

Na pré-história o desenho surgiu como uma forma de as pessoas se comunicarem facilitando o desenvolvimento de uma linguagem falada e escrita.

É praticamente impossível de determinar se o homem aprendeu a desenhar antes de falar. A linguagem oral tem por característica justamente o fato de não deixar registros, diferentemente dos desenhos, que estão registrados nas paredes, como as pinturas rupestres. Mas é inegável que a expressão por meio de pinturas facilitou a comunicação para aqueles povos primitivos.

Foi na antiguidade que o desenho ganhou um status sagrado, especialmente no Egito, onde foi usado para decorar tumbas e templos.

como aprender desenho de observação

O desenho sempre foi uma forma de expressão e de linguagem.

Mesopotâmicos, Chineses e povos do continente Americano também desenvolveram seus próprios estilos de desenho, com significados próprios e que caracterizavam os hábitos e a cultura de cada população. Da mesma forma ocorreu na antiguidade clássica, quando gregos e romanos utilizaram o desenho para representar seus deuses mitológicos.

Procurando por um curso de desenho em rj?

Como a invenção do papel e outros utensílios mudou a forma de desenhar

A invenção do papel pelos chineses há mais de três mil anos foi, sem dúvida alguma, um acontecimento realmente importante para todas as formas de desenho.

Antes do surgimento do papel, os suportes usados para desenhar eram dos mais variados: blocos de barro ou argila, couro, tecidos, folhas de palmeira, pedras, ossos de baleia, papiro (uma espécie de papel mais fibroso muito usado pelos egípcios) e até mesmo bambu.

Acredita-se que por volta do ano VI a.C. os chineses já utilizavam um papel de seda branco próprio para desenho e escrita. Mas, o papel da forma que conhecemos hoje em dia surgiu apenas em 105 d.C., tendo sido mantido em segredo pelos chineses durante quase 600 anos.

A técnica usada pelos chineses da época já era muito semelhante com a que usamos hoje em dia: extração das fibras vegetais, prensagem e secagem.

Os acessórios usados para desenhar também evoluíram com o tempo. O primeiro "utensílio" usado para desenhar foram os dedos com os quais os homens da caverna fizeram suas pinturas rupestres. Os babilônios, quanto a eles, usavam pedaços de madeira ou osso em formato de cunha para desenhar em tábuas de argila - daí o nome da escrita "cuneiforme".

Com a invenção do papiro pelos egípcios foi necessário desenvolver outros materiais para a escrita e o desenho. Passaram então a ser utilizados madeira e ossos molhados em tinta vegetal e, depois, as famosas penas ou ainda o carvão que já era utilizado pelo homem das cavernas.

No século XVIII as penas passaram a ser de metal e em 1884, Lewis E. Watterman patenteou a caneta tinteiro, a precursora das esferográficas. A famosa caneta em esferográfica só foi inventada em 1938.

A evolução do desenho através dos séculos

Assim como os instrumentos utilizados para desenhar evoluíam, a própria maneira de desenhar evoluiu também. O desenho experimentou um grande crescimento na época dos samurais, Japão (1192 a 1600).

Para quem não sabe, os samurais além de guerreiros também dedicavam-se a aprender artes. Aliás, foi no Japão que a famosa tinta nanquim ganhou destaque. Inventada na china, essa tinta preta bastante usada para desenhar, era feita de um pigmento negro extraído de compostos de carbono queimados, como o carvão.

Como aconteceu com praticamente todas as formas tradicionais de arte, foi a religião que ajudou a difundir o desenho no ocidente. Embora na antiguidade já se fizesse desenhos que retratavam o cotidiano das pessoas ou mesmo a natureza, a religião - em especial a cristã - elevou o desenho e as artes à outro patamar.

Explicação:


joaoffs917: sei que é muito mas espero ter ajudado
victortim2007: mlk tu escreveu praticamente a bíblia mas vlw ae
joaoffs917: kk
joaoffs917: n sou mlk tenho 15 anos kk
joaoffs917: mas pega um resumo mais fácil =)
Perguntas similares