• Matéria: História
  • Autor: Tiago2TH
  • Perguntado 4 anos atrás

4‐°°) Leia a seguir um trecho da notícia publicada no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1904. (1.2) Cheio de apreensões e receios despontou o dia de ontem. [...] Muito cedo tiveram início os tumultos e as depredações (...). Começaram como na véspera: apedrejamentos aos combustores restantes da iluminação pública, hostilização a qualquer facção da força policial e ataques aos bondes, que eram virados, quebrados e incendiados. [...] Pela rua Senhor dos Passos, às 7 horas, numeroso grupo de mais de quinhentas pessoas desceu em direção à Praça da República, prorrompendo em gritos hostis à polícia e à vacina obrigatória e assaltando os bondes que, nessa ocasião ainda chegavam àquele ponto. [...] Foi grande o tiroteio que se travou, caindo logo ao chão, feridas e ensanguentadas, diversas pessoas. [...]

A) A notícia do Jornal do Comércio faz referência a que movimento popular?

B) A notícia nos permite conhecer um meio de transporte e o tipo iluminação existentes na época? Justifique.

C) Por que razão ocorreu essa revolta?​

Respostas

respondido por: UpDateX1
20

Resposta:

a) A notícia faz menção a revolta da vacina que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 1904.

b) Sim, ela nos permite. Ao decorrer da edição, enquanto noticiava descrevia o a cidade da época, com postes combustores e bondes.

c) A implementação de um novo sistema, visando a prevenção de doenças através da vacina, até o momento era algo inovador e temido por parte da população. O conceito de se injetar com um líquido infectado, aliada a brutalidade com que era aplicada, tornou a repulsa pela vacina fator que impulsionou organização de movimentos contrários a vacina.

Perguntas similares