• Matéria: Filosofia
  • Autor: Farao10
  • Perguntado 4 anos atrás

Me ajudem por favor !!!!!

A Teoria da Eugenia defendia a separação das raças, a ideia de que sua mistura trazia a decadência racial e social e de que havia a necessidade de um “melhoramento genético” da população. Com isso, o Estado brasileiro passou a implementar políticas eugenistas de “branqueamento” da população. Qual foi a principal política adotada pelo governo brasileiro nesse sentido? Aponte a consequência da adoção dessa medida. *

Respostas

respondido por: liviamthomaz
1
Várias ações foram tomadas para promover o processo de branqueamento, sobretudo na província que contava com maior dinamismo econômico: São Paulo. Um número apontado pelo historiador brasilianista George Reid Andrews joga luz a esse fato: “Entre 1890 e 1914, mais de 1,5 milhão de europeus cruzariam o Atlântico rumo a São Paulo, com a maioria (63,6%) das passagens pagas pelo governo do Estado”

— Sem dúvida, uma das razões para o racismo estrutural brasileiro se trata dos séculos de exploração da mão-de-obra de africanos escravizados que deixa resquícios até hj na nossa sociedade.
Perguntas similares