Questions Every Teenager Needs to Be Asked | Laurence Lewars | TEDx Dhahran HighSchool quais são os resultados da pesquisa sobre os principais problemas do adolescente? por favo me ajudem eu preciso pra amanha
Respostas
No documentário Questions Every Teenager Needs to Be Asked, o palestrante Laurence Lewars aponta uma visão disruptiva sobre os problemas dos jovens na atualidade, além daqueles amplamente conhecidos pela sociedade como: auto-estima, confiança e auto-realização. De uma forma mais profunda avalia que a falta de autoconhecimento sobre suas verdadeiras aspirações, gera frustações nos adolescentes que acabam construindo uma trajetória automatizada por padrões que não refletem seus verdadeiros sonhos e que podem lhes levar à construir uma vida infeliz.
O autor levanta a pauta de que os adolescentes se sentem inseguros demais até para expressar suas próprias vontades. E que muitos jovens não se sentem confortáveis falando sobre a pessoa que aspiram ser ou o que gostariam de viver e realizar.
Lewars ainda pontua algumas perguntas que podem ajudar os jovens a refletirem sobre suas próprias escolhas para sentirem-se realizados em suas vidas, como:
- "O que exatamente você se vê fazendo daqui a 15 anos?"
Resultado: (8% das pessoas não sabiam - 78% escolheram uma das três ocupações tradicionais (médicos, advogados, engenheiros)
- "O que você estaria fazendo se você pudesse fazer absolutamente qualquer coisa?"
Resultado: 78% das pessoas acabaram mudando de resposta
- "Em um mundo com 7 bilhões de pessoas, você acredita que é significante?"
Resultado: 43% dos jovens sentem que suas vidas não tem significado.
A pesquisa mostrou resultados impressionantes, com uma esmagadora maioria dos jovens seguindo um padrão de escolher profissões admiradas pela sociedade como um todo e reconhecidas como garantia para uma vida financeiramente estável.
Ele enfatiza o quanto esse é um tema relevante, pois é um fator de decisão na escolha de todo o futuro de uma geração. Geração essa que vem sendo ensinada a acreditar que seus sonhos são impossíveis ou inatingíveis.
O pesquisador finaliza sua apresentação fazendo uma proposta de intervenção mais ativa junto aos jovens. E propõe questionarem-se verdadeiramente sobre o que desejam ser e viver, de forma que possam alinhar sonhos e objetivos, para construir uma vida feliz.