• Matéria: Geografia
  • Autor: davicassimiro365
  • Perguntado 4 anos atrás

diferencie a economia da América do norte e da América do Sul .​

Respostas

respondido por: felipewunder
0

Resposta:

Ok

Explicação:

Desde antes da chegada dos europeus às Américas, os povos nativos já exploravam muito de sua terra, de maneira menos violenta do que os europeus, então, quando os europeus chegaram, já puderam ter uma noção do que podia ser cultivado e criado em nossas terras.

A América do Sul e a América Central são, em maioria, de clima tropical, assim, a plantação de açúcar, café, banana, tabaco e cacau foi essencial para o crescimento dessas regiões. Porém, com os abusos desenfreados cometidos pela Coroa Espanhola e pela Coroa Portuguesa, os países dessa região sofreram com independências tardias e com um sistema extremamente corrupto. Com a independência, muitas nações perderam apoio de suas antigas metrópoles, não tendo acesso a processos importantíssimos para o crescimento econômico, como a industrialização. Com o fortalecimento do comunismo na América Latina, muitos países perderam o apoio dos Estados Unidos, sofrendo até com embargos econômicos, o que dificultou ainda mais em seu crescimento. Nos anos 1990, muitos países da América Latina encontraram sua liberdade frente às opressivas ditaduras, que aterrorizaram a América e África por mais de 40 anos.

Com uma industrialização tardia e Sistemas extremamente corruptos, os países da América Central foram empobrecendo e criando dívidas internacionais, embora estejam se recuperando e crescendo, ainda há muita pobreza e fome nesses países, além da alta violência e corrupção. A produção industrial e a agricultura continuam sendo essenciais para esses países, que, graças à sua educação precária, não dão muitas oportunidades para pesquisadores e estudiosos.

A América do Norte, em sua formação, não teve tanta atenção da Coroa Inglesa, já que os ingleses visavam se livrar dos Puritanos, uma vertente do Calvinismo, que era contrário ao Anglicanismo, religião oficial dos britânicos. Graças à falta de fiscalização e controle da Coroa, os norte-americanos tiveram a oportunidade de investir em um crescimento interno mais rápido, e, quando a Coroa Inglesa começou a intervir, o povo da América do Norte se rebelou e declarou sua independência. Nas 13 Colônias, atual Costa Leste dos Estados Unidos, a produção de algodão e a caça eram extremamente importantes, especialmente nas Colônias do Sul, onde a produção agrícola era extremamente rica e produtiva. Com a formação dos Estados Unidos, não mais uma colônia da Inglaterra, a exploração do Oeste se mostrou riquíssima, dada a quantidade de ouro que havia na região, fato que enriqueceu a jovem nação independente, que, com sua forte política nacionalista, jazidas imponentes de ouro e campos fartos de algodão, enriqueceram, e, rapidamente, se industrializaram, se tornando uma das maiores potências do mundo, perdendo apenas para os Impérios da Europa e Oriente Médio. Com duas guerras mundiais, que derrubaram os impérios da Europa e assolaram o solo europeu, os Estados Unidos, um grande vendedor e produtor de armas, se enriqueceu com fartura, graças aos empréstimos dados aos europeus. O crescimento econômico dos Estados Unidos foi, também, graças ao seu vizinho, o Canadá, que, com gigantes fontes de petróleo e gás natural, se tornaram essenciais para ajudar e apoiar os Estados Unidos.

Com uma industrialização rápida e inovadora, os Estados Unidos, investindo forte em educação e pesquisa, conseguiram milhares de inovações tecnológicas, se tornando a maior potência do mundo. O Canadá, seu vizinho, investindo na pesca e exploração da natureza, além das fortes ajudas dos Estados Unidos e da Inglaterra, se tornaram um exemplo de qualidade de vida, com educação, saúde e segurança de extrema qualidade, sendo alvo de muitos pesquisadores e estudiosos.

Perguntas similares