Respostas
Explicação:
Com a exploração de países, em suma, tropicais e com solo altamente produtivo, além de povos nativos com poucas tecnologias militares, as nações da Europa encontraram uma grande oportunidade de crescimento, tornando países das América, África, Ásia e Oceania, suas colônias.
Nos países da América Latina, a produção de açúcar era extremamente forte. O açúcar era um alimento muito caro e importante, já que não podia ser produzido no solo pobre e frio da Europa, onde utilizavam mel e outros adoçantes. Outro grande fator foi o ouro e a prata, que simbolizaram um crescimento econômico gigantesco para os europeus, especialmente os portugueses e espanhóis.
Na África, a exploração dos minerais foi importantíssima, mas, além disso, a captura/troca de escravos foi um dos maiores fatores para a exploração europeia nesse continente. O tráfico negreiro e a exploração mineral foram os fatos que alimentaram a exploração do continente africano. No Norte da África, a produção de açúcar e cacau também foram muito importantes.
Na Ásia, a produção de seda, grãos e algodão foi essencial para sua colonização, porém, por estar muito distante das metrópoles europeias, não sofreu tanto quanto as nações americanas e africanas.
A falta de poderio militar e imunidade dos indígenas foi um dos principais fatores que facilitaram sua dominação, tornando, assim, os europeus suas metrópoles, enriquecendo à base de sua exploração.