Precursor do Realismo no Brasil e reverenciado como um dos mais importantes escritores da nossa literatura, Machado de Assis deixou-nos um rico legado cujas obras que o compõem levam o leitor a dar um profundo mergulho nas questões humanas e também sociais. Sobre o estilo machadiano, Antonio Candido nos diz:
"A sua técnica consiste essencialmente em sugerir as coisas mais tremendas da maneira mais cândida; ou em estabelecer um contraste entre a normalidade social dos fatos e a sua anormalidade essencial; ou em sugerir, sob aparência do contrário, que o ato excepcional é normal, e anormal seria o ato corriqueiro. Aí está o motivo da sua modernidade, apesar do seu arcaísmo de superfície."
Respostas
Resposta:
Explicação:
No conto “Pai contra mãe” percebemos a teoria determinista em que percebemos dois traços típicos de Machado de Assis. O autor por meio de um texto irônico e crítico procura explorar as mazelas da escravidão
e a figura do narrado onisciente desperta reflexões ao leitor.
A ironia ocorre nas situações vivenciadas pelo protagonista para salvar o filho. A ironia é visivelmente percebida na introdução quando o narrador relata algumas praticas do período da escravidão e durante a narrativa quando relata os sentimentos do protagonista ao executar a atividade de capturar escravos.
Como exemplo de ironia no início do texto temos: "Há meio século, os escravos fugiam com frequência. Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão. Sucedia ocasionalmente apanharem pancada, e nem todos gostavam de apanhar pancada. Grande parte era apenas repreendida; havia alguém de casa que servia de padrinho, e o mesmo dono não era mau; além disso, o sentimento da propriedade moderava a ação, porque dinheiro também dói."
Já a crítica ao sistema escravocrata leva ao leitor a realizar uma reflexão sobre a situação, pois tanto Cândido quanto a mulata são vítimas do mesmo sistema. O teor crítico de Machado também é percebido quando ele passa a narrar o comportamento humano para salvar uma criança.
Machado de Assis foi um importante escritor brasileiro, que escreveu diversos clássicos de grande intelectualidade, mesmo sendo de origem social humilde. Suas obras apresentavam grande originalidade.
A prosa de autoria de Machado de Assis fazia a exploração das ambiguidades e das contradições das atitudes dos indivíduos. Era um autor realista que se preocupava com a descrição dos ambientes e das personagens.
Um exemplo bastante conhecido de texto característico do realismo é “Memória Póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis. O realismo é um movimento artístico e literário, que apresenta uma temática própria.
O realismo surgiu nas últimas décadas do século XIX na Europa e buscava mostrar o que realmente se é. É considerada uma fuga do excesso de adoração ao romantismo a coisas materiais. É apresenta de maneira mais real em comparação ao romantismo.
Saiba mais sobre Machado de Assis em: https://brainly.com.br/tarefa/17387997
Bons estudos!