1) (UFU). Com relação aos conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica, na obra de Émile Durkheim, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A solidariedade orgânica é própria dos “organismos” sociais pós-capitalistas.
b) A solidariedade mecânica é a forma de coesão própria das sociedades pré-capitalistas.
c) A solidariedade orgânica define-se como aquela em que a coesão se dá pela diferenciação das funções.
d) A solidariedade mecânica está assentada na semelhança de funções.
2) A solidariedade orgânica para Durkheim estaria pautada pela individualização do sujeito social. Em outras palavras, a fortificação das personalidades em detrimento da integridade da consciência coletiva. Quais foram os principais responsáveis por esse processo?
Respostas
1 - A solidariedade orgânica é desenvolvida quando as pessoas tem diferentes funções em determinada sociedade ou cotidiano, desse modo, a incorreta é a letra D, pelo fato de não haver semelhanças de funções e sim diferenças.
Desse modo, essa solidariedade pode ser caracterizada como uma particularização do sujeito social.
2 - Para que a solidariedade orgânica acontecesse a nova lógica econômica industrial, a explosão demográfica e a crescente especialização do trabalho, então a alternativa correta é A
Émile Durkheim concebe que a sociedade é formada por aspectos sociais e é engendrada pelo dinamismo funcional.
1.D. Émile Durkheim, sociólogo francês nascido no século XIX, teoriza sobre o processo social e suas características. Através do seu olhar empírico e experimental, Durkheim cria teorias acerca de como a sociedade funciona e é engendrada.
2. Sua teoria mais famosa é o Funcionalismo, que afirma que a sociedade funciona como um organismo biológico: caso um determinado "órgão para de funcionar", o corpo estará arruinado.
Essa lógica ocorre com a sociedade também: caso um grupo social decaia, a sociedade toda sofre com isso. Esta teoria vai de encontro com a noção de solidariedade orgânica, uma vez que os grupos sociais se juntam e se unem para ajudar e se manifestar em prol dos demais.
Para ele, as instituições (família, escola, religião) são ferramentas de socialização e de regulamentação. Elas influenciam na concepção moral dos indivíduos e estabelecem ditames morais e comportamentais na sociedade.
Link: brainly.com.br/tarefa/17424291