Questão 7
O que realmente diverte em O Bem Amado é a histrionice de Marco Nanini. O político cínico que gosta de falar bonito e errado para impressionar as massas está exagerado ao extremo, nos discursos tem-se a impressão que uma veia do pescoço de Nanini vai explodir; lembrando bastante alguns políticos brasileiros torpes e folclóricos. O interessante é que, apesar do exagero, o público reconhece e identifica os códigos que são mostrados, quem nunca ficou ao ponto de arrancar os cabelos com a canalhice de muitos dos nossos representantes? Diante deste cenário, qual reflexão é possível realizar a partir desta história?
Escolha uma:
a. O povo de Sucupira é tomado neste estudo como o microcosmo da nação, pois representa a vontade de luta dos cidadãos brasileiros em estabelecer uma sociedade sem corrupção, livre de governantes que utilizam do poder do discurso para manipular aqueles que não o detém.
b. A própria verdade é confrontada com outras verdades e, nesse embate, o povo percebe seu papel no destino do espaço onde vive.
c. Por permitir que o espectador não apenas ria da forma como é apresentado mas também por realizar, ele próprio, um paralelo com o que acontece na vida real.
d. A mídia é instrumento de manipulação, mas também serve como elo entre a população e os fatos que acontecem na sociedade, servindo também como um instrumento de emancipação do povo.
Questão 8
No filme, o jornal representa muito mais que um meio de comunicação de massa, mas um instrumento mediador de uma classe que se diz “pensante” e da classe popular, que no próprio nome carrega a estigma de “inculta”. Busca-se verificar a influência dos meios de comunicação de massa no comportamento do povo sucupirano, verificando no filme a atuação desse meio na construção de sua identidade cultural. O que é possível perceber a partir do comportamento da mídia em relação às atitudes do prefeito Odorico?
Escolha uma:
a. A alma coletiva da massa desconhece autoridade, violam leis, causam a desordem porque representa o retorno ao estado primitivo, no qual as inibições morais desaparecem e afetividade e o instinto passam a dominar.
b. Apesar de todo esse belo discurso do papel da mídia, tendo a verdade como orientação primeira, penso que ela não o tem desempenhado de forma verdadeira, eficaz e sincera.
c. O discurso jornalístico tem peso de autoridade e é detentor de um poder simbólico, pois detém o poder de produzir pontos de vistas sob o mundo.
d. Observa-se que a influência da mídia molda o comportamento individual, produzindo um coletivo baseado nos ideais de uma determinada classe social, ou seja, os meios de comunicação de massa são produtores de uma identidade social, pautada na ideologia daqueles que detém o poder sobre as massas.
Questão 9
[...] Odorico Paraguaçu é um tipo político que – embora a prática das eleições pareça já coisa do passado – é bastante comum, não só no interior como nas grandes cidades. [....] e não se pense que a proibição do povo de eleger livremente seus candidatos nos livra dos Odoricos provincianos ou citadinos, estaduais ou federais. (GOMES, 2009, p. 8). A fala de Dias Gomes já sinaliza o caráter global de sua obra, representada com igual percepção no cinema. O grau de demagogia e paranoia pode ser variável, mas a essência é a mesma. Assinale a alternativa que confirma o pensamento do autor:
Escolha uma:
a. A “ignorância” do povo, como assim afirma Maquiavel, produz na sociedade uma divisão de classes, que exclui o povo do poder e da cultura, posicionando-o como arcaico e inculto.
b. Eles existem e continuarão existindo, com maior ou menor extroversão, porque são frutos, não da prática da democracia, mas da alienação e do oportunismo dos governantes, eleitos ou nomeados, escolhidos ou impostos.
c. O povo representa a mais potente ameaça contra as instituições políticas, pois ele representa desordem civil.
d. Uma sociedade moderna não é pensável se não constituída a partir da vontade geral, e essa vontade é por sua vez o que constitui o povo como tal.
Questão 10
O poder não existe. O que existem são práticas ou relações de poder. Ele não está situado em um lugar privilegiado ou exclusivo, mas se dissemina por toda a estrutura social. E esse caráter relacional do poder implica que as próprias lutas contra seu exercício não possam ser feitas de fora, de outro lugar, do exterior, pois nada está isento do poder. No filme, as relações de poder estão presentes nos embates da tríade formada na trama:
Escolha uma:
a. Zeca Diabo, Odorico e o povo no cemitério.
b. O povo, Vladimir e Odorico.
c. As cajazeiras, Odorico e o Secretário do Governo.
d. Neco, filha de Odorico e Odorico.
Respostas
respondido por:
13
vc...sabe...as...01,02,03,04,05
cristiancarvalh:
Ainda não
respondido por:
4
7-
b) A própria verdade é confrontada com outras verdades e, nesse embate, o povo percebe seu papel no destino do espaço onde vive.
8-
d) Observa-se que a influência da mídia molda o comportamento individual, produzindo um coletivo baseado nos ideais de uma determinada classe social, ou seja, os meios de comunicação de massa são produtores de uma identidade social, pautada na ideologia daqueles que detém o poder sobre as massas.
9-
b) Eles existem e continuarão existindo, com maior ou menor extroversão, porque são frutos, não da prática da democracia, mas da alienação e do oportunismo dos governantes, eleitos ou nomeados, escolhidos ou impostos.
10 -
b) O povo, Vladimir e Odorico.
Veja mais em; https://brainly.com.br/tarefa/22770793
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás