[ Trabalho ]
Qual a importância das ideias defendidas por Tiradentes, a ponto dele ser considerado Herói nacional?
Respostas
Resposta:
Para começar, precisamos deixar claro que ninguém simplesmente nasce um herói. São as ações realizadas em prol de uma causa que transformam uma pessoa comum em um personagem histórico digno de lembrança e homenagens. No caso de Tiradentes, mais do que a sua participação na Inconfidência Mineira, foi o fato de ter sido o único punido com a morte que o colocou visível aos olhos da história. Muitas outras pessoas participaram da conspiração contra a Coroa Portuguesa, mas, como não morreram em defesa dessa ideia, raramente são lembrados.
Quando foi enforcado e esquartejado, em 1792, o Brasil ainda era colônia de Portugal. Por isso, seus atos e os dos demais inconfidentes eram tidos como subversivos. Isso por que, segundo a lei do período, haviam cometido o crime gravíssimo de lesa-majestade (traição ao rei). Mas, ao contrário do que alguns acreditam, sua memória não estava completamente esquecida. “Em 1792, já se dizia, não abertamente, que os inconfidentes de Minas eram qualificados como traidores porque perderam. Caso tivessem vencido, seriam heróis”, explica o professor Luiz Carlos Villalta, do departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ninguém nasce um herói, nós tornamos heróis com nossas escolhas e com nossos atos. Tiradentes pode ser considerado um herói... a verdade é que essa imagem foi criada... Pesquise mais depois! Isso é bem interessante! Mas, quero dizer ele se revoltou e mostrou se importar, mostrou suas ideias de liberdade sem impostos e desigualdade! Ele morreu, morreu por falar e se reconhecer abertamente que estava envolvido na revolta, diferente dos outros ele admitiu querer diferença! Talvez não tenha tido um bom prêmio... mas, ele foi ele mesmo e isso torna qualquer um, um herói.