Leia o trecho a seguir e escreva dois parágrafos contextualizando Bruzundangas ao nosso Brasil, seja analítico em sua leitura e estratégico em sua produção textual, reflita e registre suas considerações:
“Tudo nela é caprichoso, e vário e irregular. Aqui terreno fértil, úbere; acolá, bem perto, estéril, arenos. Se a jusante sobra cal, falta água; se há para montante, falta cal... As suas florestas são caprichosas também; as essências não se associam. Vivem orgulhosamente isoladas, tornando-lhes penosa a exploração.”
Respostas
Resposta:
No trecho acima o autor acentua as desigualdades sociais, a marginalização e autoridade exercida por aqueles que alcançam patamares elevados na conhecida nobreza. As desigualdades evidenciadas neste trecho da obra, nos permite compreender as inúmeras mazelas que compuseram a sociedade brasileira da época e ainda perduram os dias atuais.
Na passagem "tornando-lhes penosa a exploração" o autor nos deixa perceber a sua tristeza por vivermos em um país tão saqueado, tão vergonhosamente explorado por um pequeno grupo de pessoas com nenhum interesse na coletividade. Qualquer um que tenha acompanhado a história do Brasil nos últimos cem anos percebe que, infelizmente, pouco disso mudou. Ler Os Bruzundangas é se deparar com uma realidade absurda e incômoda: a de que aquela sociedade brasileira aparentemente tão ridícula descrita por Lima Barreto ainda é a nossa.
Lima Barreto, de maneira diferenciada,expõe problemas comuns aos cidadãos e nos leva a refletir sobre a capacidade que o homem tem de se corromper para atingir patamares cada vez mais altos e sobressair-se diante daqueles que não os alcançam, pouco se importando com o desenvolvimento da nação.