• Matéria: História
  • Autor: vitorzeferinomonteir
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique os símbolos que o povo Akan utilizavam?

AJUDA AIIIII

Respostas

respondido por: skyvampirekauai
1

Resposta:

Gye Nyame

O Gye Nyame, que é o símbolo Adinkra mais popular, significa "exceto Deus", "supremacia de Deus", simbolizando a onipotência e a imortalidade de Deus, que somente ele pode ser temido.

Akoben

Também chamado de chifre de guerra, o Akoben é o símbolo Adinkra que representa a vigilância e a precaução. Era uma espécie de convocação de guerreiros para o combate.

Akoma Ntoaso

O Akoma Ntoaso que é representado tanto por corações interligados, quanto por um coração normal, significa "coração". Ele simboliza tolerância, paciência e união. Segundo um provérbio africano "ter um coração no estômago" se refere à uma pessoa tolerante.

Aya

Figurando como uma espécie de samambaia, o símbolo Aya representa resistência e desenvoltura para lidar com situações adversas.

Assim como a planta, que é resistente e adaptável, o indivíduo que carrega esse símbolo provavelmente enfrentou diversas tribulações e as superou.

Ananse Ntontan

Como uma espécie de teia de aranha, o símbolo Ananse Ntontan representa a criatividade e a sabedoria.

Ananse, tamém chamado de Anansi, é uma aranha muito conhecida do folclore ashanti que se espalhou pela África Ocidental. Em muitas histórias, esse personagem é um mensageiro divino, ele tece uma rede de comunicação com o Ser Supremo, simbolizando sabedoria.

Bese Saka

O Bese Saka é um símbolo Adinkra de poder, riqueza, abundância e união.

Ele faz referência ao fruto noz-de-cola, muito comum de se encontrar na África. Este fruto teve um importante papel na economia de Gana, sendo um símbolo de abundância e riqueza.

Nsoromma

Nsoromma é um símbolo que representa uma estrela e tem o significado de "filhos do céu". Ela simboliza tutela e amparo divino.

É um lembrete de que Deus está presente e olha por todos.

Mate Masie

Este é um dos símbolos que reflete sabedoria, conhecimento e prudência.

Ele surge com a frase "mate masie", que significa "eu entendo", ou também "o que eu ouço, eu entendo", querendo dizer que a sabedoria também está na habilidade de ouvir o outro.

Nyansapo

Também chamado de "nó da sabedoria", o Nyansapo simboliza inteligência, ingenuidade e paciência.

Ele passa a ideia de que uma pessoa sábia aplica todo seu conhecimento, experiência e aprendizagem em objetivos práticos, sabendo escolher as melhores metas.

Osram ne nsoromma

Este símbolo, também chamado de "a lua e a estrela", simboliza amor, fidelidade e harmonia.

É como se a lua fosse um recipiente que estivesse a espera da estrela acima, as duas se complementam no céu escuro.

Sankofa

A palavra Sankofa, que significa “Volte e pegue” na língua twi, é representada por dois símbolos: o pássaro mítico e o coração estilizado.

Eles simbolizam a volta para adquirir conhecimento do passado e a sabedoria, tentando passar a mensagem de que para construir um futuro melhor, é preciso mapear o passado.

Wawa Aba

O Wawa Aba é a semente de uma árvore que se chama Wawa, que, por ser extremamente dura, simboliza resistência, vigor e perseverança.

Esse símbolo é muito usado na cultura akan por pessoas fortes e resistentes.

Explicação:

espero ter ajudado:)


vitorzeferinomonteir: vllww ajudou dms
skyvampirekauai: n tem de que :)
vitorzeferinomonteir: VOU ATÉ SEGUIR
skyvampirekauai: aaa obgd
respondido por: mariaisabela10
0
O povo Akan, que hoje se espalha pelos territórios de Gana e Costa do Marfim, é mundialmente conhecido pelas significativas habilidades em tecelagem. Caracterizado pelos símbolos visuais estampados, o tecido Adinkra, mais do que um item decorativo carrega mensagens evocativas que transmitem a sabedoria tradicional, os aspectos da vida e do ambiente e as virtudes da cultura local. Os padrões são formados usando carimbos de cabaça esculpidos e um corante à base de vegetais, que depois são impressos no pano de algodão cujas cores oficiais são vermelho, marrom escuro, preto ou sem pintura. A história oral conta que Nana Kofi Adinkra, rei do povo Gyaman, afirmou que tinha o mesmo Banco de Ouro que o rei Ashanti, líder do povo Akan.

Por esta intransigência Adinkra foi sentenciado a morte e seu manto foi utilizado pelo rei como um troféu. Com a roupa, descobriu-se a tinta adinkra aduru, utilizada para o processo de estampagem dos desenhos no pano do manto. Com o tempo, o povo Ashanti foi desenvolvendo a simbologia adinkra, incorporando suas próprias filosofias, contos folclóricos e cultura. Tradicionalmente, apenas a realeza e líderes espirituais tinham acesso ao pano, que era utilizado durante funerais e outras ocasiões especiais.

No país, o centro de produção tradicional de arte adinkra é Ntonso, localizado a 20 km de Kumasi. Os símbolos Adinkra, importante marco da cultura Ashanti, são hoje internacionalmente reconhecidos, conquistando pela força de suas mensagens, o coração de qualquer turista
Perguntas similares