Entrega dia 05/07
PROPOSTA DE REDAÇÃO
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construidos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da lingua portuguesa sobre A organização do tempo e o acesso às redes sociais, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO I
O Brasil é líder global em relação ao tempo gasto em cada visita a redes sociais
Média de minutos por visita
Brasil/21.2
Filipinas/20.1
Tailândia/17.7
Colômbia/17.6
Peru/16.7
Portugal/16.2
México/15.5
Uruguai/15.4
Federação Russa/15.2
Argentina/15.2
O tempo gasto é
60% maior do que
a média mundial
TEXTO II
O comportamento compulsivo faz com que a pessoa perca o controle sobre o quanto algo ocupa de energia e tempo na sua vida, de tal forma que essa atividade atrapalha outras esferas sociais, como a do trabalho e das relações pessoais e familiares, chegando até a ser prejudicial à saúde.
INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO
• O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado.
• O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.
• A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.
• Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que tiver até 4 (quatro) linhas escritas, sendo considerada "texto insuficiente".
• fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
• apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto.
Respostas
Resposta:
A era digital chegou a tomar parte do nosso tempo, mais do que em qualquer outro período. Com as transformações diárias, torna-se necessária a adequação ao meio em que vive e às as novas tendências tecnológicas.
O mercado oferece, a cada dia, novas formas para estar online o dia todo, em diversos lugares. O acesso por computadores e notebooks vem se reduzindo, enquanto cresce a utilização de aparelhos móveis.. Assim, existem mais aparelhos moveis, conferindo facilidade de conexão por períodos cada vez maiores.
De acordo com o levantamento “2015 Brazil Digital Future in Focus”, o País é líder global em relação ao tempo gasto pelas pessoas nas redes sociais. Brasileiros passam, em média, quase 26 horas por mês conectados à internet, a maior parte do tempo nas redes sociais, o que representa 60% mais que a média global. O restante do período é dividido em visitas a endereços das categorias portais, serviços (e-mail, mensageiros) e sites de entretenimento.
FacebookAlcançando 78% do total da web, o Facebook lidera o ranking das redes sociais, seguido pelo Google+. Possui mais de 58 milhões de visitantes únicos mensais. As redes sociais muitas vezes deixam de representar um passatempo para se transformar em uma necessidade de comunicação. A presidente Dilma Rousseff é um exemplo de sua utilização. Por duas vezes, em maior, ela levou seu pronunciamento que seria em rede nacional de rádio e televisão para as redes sociais.
Empresas privadas também apostam nas redes sociais para a divulgação de seus produtos, assim como os poderes públicos. A Câmara de Ribeirão preto, por exemplo, até já chegou a restringir a utilização das redes, mas se rendeu à facilidade de comunicação e liberou o acesso.