O que herdamos dos índios?
Muuuitas coisas!
Primeiros habitantes do território brasileiro, os índios deixaram muitas heranças para o nosso país – e nos influenciam até hoje. São comidas, palavras, histórias e muito mais!
No seu prato
A culinária brasileira ainda usa muitos elementos da cultura indígena, como a mandioca e os derivados dela (farinha de mandioca e polvilho, por exemplo). Peixes, frutos do mar e carne de caça também são heranças dos índios. Isso sem falar das frutas (como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti), milho, palmito, batata e inhame.
Plantas que salvam!
As práticas indígenas de cura, usando ervas medicinais, continuam populares. Por exemplo: pó de guaraná contra problemas no estômago, nos intestinos e enxaqueca; óleo de copaíba para tratar bronquite e outros problemas respiratórios; e semente de sucupira para inflamações.
De A a Z
Muitas palavras de origem indígena, principalmente derivadas do tupi-guarani, fazem parte do nosso vocabulário. Várias estão ligadas a alimentos, plantas e animais, como tamanduá (caçador de formigas) e samambaia (cordas trançadas). Outras se tornaram nomes de lugares, como Ibirapuera: bairro e parque em São Paulo, significa lugar que já foi mato. Alguns nomes próprios também têm origem indígena, como Tainá e Cauã. [...]
RECREIO. O Que Herdamos Dos Índios? 2017. Disponível em: . Acesso em: 17 jan. 2018. Fragmento.
Nesse texto, no trecho “Muuuitas coisas!”, a repetição da letra “u” foi utilizada para
indicar surpresa.
mostrar irritação.
reforçar intensidade.
sugerir deboche.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
herdamos várias coisas uma delas a nação um povo um território etc ...
respondido por:
1
Resposta:
ALGUNS HÁBITOS QUE HERDAMOS DOS ÍNDIOS:
A VONTADE DE ANDAR DESCALÇO E TOMAR BANHO DIARIAMENTE; 2. O COSTUME DE DESCANSAR EM REDES; Page 2 3. A CULINÁRIA BRASILEIRA COM A UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA E SEUS DERIVADOS (FARINHA DE MANDIOCA, POLVILHO); 4. O COSTUME DE NOS ALIMENTARMOS COM PEIXE.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás