• Matéria: Filosofia
  • Autor: jpandrade1235
  • Perguntado 3 anos atrás

A seguir são traçadas afirmações a respeito de alguns dos grandes pensadores ocidentais da antiguidade: I. Sócrates se colocava como amigo da sabedoria e perseguidor do verdadeiro conhecimento. Nesse sentido, seus diálogos pretendiam questionar os dogmas presentes e propositalmente causar incomodo, fazendo com que os sujeitos tentassem alcançar o verdadeiro conhecimento. II. Para Platão não era possível dissociar as reflexões objetivas e subjetivas de mundo, sendo sempre possível que exista um certo descompasso entre o que o indivíduo enxerga e o que efetivamente corresponde à sua realidade. III. Heráclito é o filósofo grego que inspirou o desenvolvimento da teoria da tábula rasa, de John Locke, através de sua alegoria mais famosa: o mito da caverna, que representa a busca do conhecimento como um processo natural para o homem. Assim, considerando o exposto, é correto somente o que se afirma em:

II
I, II e III
III
I e II
II e I

Respostas

respondido por: elamambretti
1

É correto o que se afirma a respeito de alguns dos grandes pensadores ocidentais da antiguidade em:

I e II

I. CORRETO - Sócrates se colocava como amigo da sabedoria e perseguidor do verdadeiro conhecimento. Nesse sentido, seus diálogos pretendiam questionar os dogmas presentes e propositalmente causar incomodo, fazendo com que os sujeitos tentassem alcançar o verdadeiro conhecimento.

O filósofo Sócrates procurava demonstrar sua busca pela sabedoria e o fez através dos diálogos com seus interlocutores. Desenvolveu o método chamado de maiêutica, o parir de ideias, questionando e ironizando a falta de conhecimento dos sujeitos que o procuravam. Tentava assim que reconhecessem sua ignorância e chegassem ao verdadeiro conhecimento.

II. CORRETO - Para Platão não era possível dissociar as reflexões objetivas e subjetivas de mundo, sendo sempre possível que exista um certo descompasso entre o que o indivíduo enxerga e o que efetivamente corresponde à sua realidade.

Platão em sua teoria das ideias ou formas, desenvolve o dualismo entre corpo e alma. Ao corpo atribuiu reflexões objetivas e operacionalidade sensível, cópia de um mundo suprassensível ou inteligível, o mundo da alma e dos conceitos ou ideias essenciais.

III. INCORRETO - Heráclito é o filósofo grego que inspirou o desenvolvimento da teoria da tábula rasa, de John Locke, através de sua alegoria mais famosa: o mito da caverna, que representa a busca do conhecimento como um processo natural para o homem.

Para Heráclito tudo flui e o mundo é um eterno devir. Para ele, somente o movimento e a mudança são reais. A alegoria do Mito da Caverna pertence à Platão. Locke é considerado um filósofo empirista. Coloca a experiência como base do conhecimento, sendo o ser "uma página em branco" quando nasce.

Bons estudos!

Perguntas similares