Respostas
Resposta:
A maioria dos soldados do IRA eram irlandeses natos, mas havia também pessoas nascidas em outras regiões do Reino Unido. Na Irlanda do Norte, a principal função do IRA, durante os The Troubles, era defender a comunidade católica da violência sectária.
Explicação:
O IRA utilizava-se de ataques com bombas, por exemplo, em locais específicos, com a narrativa de estarem defendendo a causa católica-republicana.
O que é o IRA e quais as razões para a existência e os ataques?
O IRA (sigla em Inglês para o Exército Republicano Irlandês) atuou no Território da Irlanda do Norte entre os séculos XX e XXI, com seu pico de atuação na década de 60, marcado pela luta constante entre os separatistas (que buscavam a reunificação com a República da Irlanda) e os unionistas protestantes (que desejavam permanecer como membros do Reino Unido).
A maioria esmagadora dos membros do IRA era católica, enquanto na Grã-Bretanha, o protestantismo era a religião mais popular, assim como na própria Irlanda do Norte.
Alguns dos ataques promovidos pelo grupo foram:
- Em 1974, em pubs britânicos, nas cidades de Guildford, Woolwich e Birmingham, deixando 30 mortos
- Em 1979, explodem uma embarcação que levava o primo da Rainha Elisabeth II, Lord Louis Mountbatten
- Ao mesmo tempo, montam uma emboscada contra o exército britânico, deixando 18 soldados mortos
- Em 1982, há um atentado contra o hotel onde Margareth Thatcher, primeira-ministra britânica, estava hospedada, deixando 5 mortos
- Em 1992 e 1993, atacaram duas vezes o centro financeiro de Londres
A organização entregou as armas em 2005, mas ainda há grupos terroristas na Irlanda do Norte que utilizam o mesmo nome. Em 2019, assumiram a autoria do atentado que tirou a vida de uma jornalista de 29 anos.
Saiba mais sobre os conflitos com o IRA na Irlanda do Norte em https://brainly.com.br/tarefa/27775678
#SPJ2