) Analise os termos sublinhados, os comentários sobre cada um e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas. ( ) "Perguntou-me o jovem jornalista..." - é um adjunto adnominal e atribui uma característica ao nome a que se refere. ()"...um dos ganhos que a passagem do tempo me concedeu" - é um objeto direto e complementa a ideia dos ganhos concedidos ( ) "Sem elas, eu provavelmente não estaria aqui" - é um adjunto adverbial e faz alusão a um lugar. ( ) "...nunca tive coragem de lhe dizer, àquela altura, que a vida é uma construção "-é um predicativo, pois apresenta uma característica da vida, sujeito a que se refere Assinale a sequência correta: a) (V) (F) (V) (F) b) (V) (F) (V) (V) c) (F) (V) (V) (V) d) (F) (V) (V) (F) e) (F) (F) (V) (F)
Respostas
Resposta:
Alternativa correta: b) (V) (F) (V) (V)
Explicação:
(V) "Perguntou-me o jovem jornalista..." (1º § ) - é um adjunto adnominal e atribui uma característica ao nome a que se refere.
A palavra "jovem" está atribuindo característica ao nome "jornalista".
(F) " . . .um dos ganhos que a passagem do tempo me concedeu" (2º § ) - é um objeto direto e complementa a ideia dos ganhos concedidos.
A palavra sublinhada constitui um objeto indireto: quem concede, concede algo a "alguém". Observe que um objeto indireto sempre está associado a uma preposição e, na frase, "me concedeu" é o mesmo que "concedeu a mim", onde o "a" é preposição que está subentendida.
(V) "Sem elas, eu provavelmente não estaria aqui"(3º § ) - é um adjunto adverbial e faz alusão a um lugar.
Um adjunto adverbial é um termo acessório da oração, que indica circunstância. A palavra "aqui" indica circunstância de lugar, ou seja, especifica o lugar relacionado ao verbo. Na frase, o adjunto adverbial de lugar indica o local onde o emissor da mensagem não estaria: aqui.
(V) "...nunca tive coragem de lhe dizer, àquela altura, que a vida é uma construção..." (5º § ) - é um predicativo, pois apresenta uma característica da vida, sujeito a que se refere.
"Uma construção" é um predicativo do sujeito.
Os predicativos do sujeito têm a função de atribuir propriedades ao sujeito (na frase acima, à palavra "vida"). Na oração, o predicativo indica uma característica ligada à frase por um verbo de ligação ("é" - flexão do verbo "ser")
Espero ter ajudado! Bons estudos! :p