Agora é com você! 1- Qual é a norma culta? 2 - Qual a diferença entre a norma culta e a norma padrão? 3 - Cite um exemplo de norma padrão? Quais são as principais diferenças entre a norma padrão e as variações linguisticas? 5- Quais são os tipos de variação linguística?
Respostas
Resposta:
1 - A norma culta é o registro ensinado nas escolas, e configura-se mais prestigiado e erudito. O domínio da norma culta reflete-se na modalidade escrita da língua, fazendo o uso devido da acentuação, da pontuação, da concordância, da colocação pronominal e da regência, entre outros.
2 - Quando falamos em linguística, norma é um conjunto de regras que determinam o uso da língua. Existem duas: padrão e não padrão, além da culta. Esta última é resultado da prática da língua em meios sociais considerados cultos. Toma-se como base pessoas com formação de nível superior e foi desenvolvida por meio de pesquisas de campo. Desde então, como não foram feitos outros estudos, a norma culta caiu em desuso.
Já a norma-padrão é o modelo convencional estipulado por gramáticos, ou seja, estudiosos da língua. Ela segue os preceitos da transformação da língua por meio de seus falantes e por isso é sempre atualizada. Dessa forma, a norma-padrão é ensinada nas escolas e cobrada em provas como o Enem.
Além disso, quem segue a norma-padrão nem sempre é considerado como falante culto e vice versa. Uma pessoa pode falar fora da norma-padrão e escrever de acordo com a gramática, por exemplo. Tudo vai depender do que o contexto exige. Ou seja, quando quiser falar sobre “norma-padrão”, nunca se refira a ela como norma culta.
3 - Nóis vai onde (coloquial , contra a norma-padrão) Onde iremos? (culta,de acordo com a padrão.
4 - A norma culta rege um idioma, aponta caminhos e deve ser estudada na escola para que assim todos tenham acesso às diferentes formas de pensar a língua. ... As variações linguísticas comprovam a organicidade da língua: ela não está encerrada nos dicionários ou gramáticas; está viva, na boca do povo, seus verdadeiros donos.
5 - Variação geográfica ou diatópica. ...
Variação histórica ou diacrônica. ...
Variação social ou diastrática.
Explicação: