• Matéria: História
  • Autor: anabeatriz710
  • Perguntado 9 anos atrás

Locke dizia que a soxiedade civil era resultado de um contrato social. Rosseau usa o mesmo termo. Explique um aspecto em que Rosseau se diferencia de Locke

Respostas

respondido por: Deah
4
O contrato social de Locke se baseia na questão da confiança. Para Locke, os indivíduos de uma comunidade escolhem um representante de confiança que possa centralizar o poder em suas mãos para o bem da população. Uma vez que esse pacto de confiança é estabelecido, cabe ao escolhido retribuir o poder à sua população: garantir a segurança, os direitos individuais, o direito à propriedade e a segurança jurídica.

Rousseau apresenta uma visão mais pessimista, pois os homens nascem iguais, bons e livres, um estado que é apresentado como um momento de ampla felicidade, já que os seres humanos não tinham obrigação de se socializarem e não havia desigualdades. Porém, em determinado momento a sociedade acaba destruindo a liberdade natural do indivíduo. É aí que o contrato social se torna necessário para devolver o direito natural e a liberdade ao indivíduo. Na concepção de Rousseau, os indivíduos firmam o contrato social para garantir que a liberdade esteja assegurada na vontade do povo, em vez da individual.
Perguntas similares