• Matéria: Filosofia
  • Autor: Let3456
  • Perguntado 4 anos atrás

Uma questão debatida pelos primeiros filósofos cristãos dizia respeito à pertinência ou impertinência do legado cultural da filosofia grega na formulação de uma filosofia cristã. Indique a posição de Santo Agostinho nesse debate.

Respostas

respondido por: ZHAF3
1

Aurélio Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.

Aurélio Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.

Aurélio Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada. ... A verdadeira sabedoria, com a qual vem a verdadeira felicidade, não se encontra neste mundo, mas tão-somente em Deus, que é o arx philosophiae (ápice da filosofia).

Aurélio Agostinho de Hipona, conhecido universalmente como Santo Agostinho foi um filósofo da idade média cujo trabalho ajudou a fundar as bases da filosofia adotada pela Igreja Católica, bem como levantar questões que influenciaram a toda a história posterior da filosofia. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, isto é, de uma dimensão humana dotada de consciência moral e livre arbítrio.O conhecimento da verdade, segundo Santo Agostinho, pode ser obtido por meio da auto-reflexão feita pelo homem e de sua interiorização em Deus. Para que possamos compreender a possibilidade do homem conhecer a verdade segundo o Filósofo, não podemos nos omitir do estudo do conhecimento de Deus.Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada. ... A verdadeira sabedoria, com a qual vem a verdadeira felicidade, não se encontra neste mundo, mas tão-somente em Deus, que é o arx philosophiae (ápice da filosofia).By: ZHAF - Curiosidades

respondido por: elamambretti
0

Para Santo Agostinho a filosofia grega, como conhecimento, deveria ser considerada um instrumento útil para a fé cristã.

Santo Agostinho e a filosofia grega

Santo Agostinho (354-430), é considerado um dos principais teóricos do início do cristianismo e pertence ao período denominado como Patrística. Para ele, todo o conhecimento nos é dado segundo a revelação de Deus à alma humana.

Portanto, a filosofia grega, embora considerado como pagã, foi também serviu como uma preparação para uma posterior compreensão das escrituras e da abrangência do divino como criador único e perfeito.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Santo Agostinho e a filosofia grega em: brainly.com.br/tarefa/51572919

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares