Texto III
A Revolução Francesa foi o evento que, segundo alguns autores, inaugurou a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a esse acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou A Revolução Francesa, iniciada no dia 17 de junho de 1789 foi um movimento impulsionado pela burguesia e contou com a participação dos camponeses e das classes urbanas que viviam na miséria. Em 14 de julho de 1789, os parisienses tomaram a prisão da Bastilha desencadeando profundas mudanças no governo francês.
Responda:
1) Como estava a situação econômica e política da França antes da Revolução Francesa de 1789?
2) Como era composto o Terceiro Estado, durante a Revolução Francesa?
Respostas
1) A França estava em completa Crise. Era um país agrário(podendo se assemelha ao sistema de produção feudal, onde os trabalhadores pagavam impostos) onde o rei controlava a maior parte econômica, política e social. E antes mesmo da revolução, uma crise atingiu bruscamente,Durante as décadas de 1770 e 1780, a França passou por uma grande estiagem, o que gerou uma diminuição significativa das colheitas de trigo e outros cereais, que eram a principal fonte de alimento dos camponeses. Essa crise, em conjunto com os sucessivos aumentos de impostos sofridos apenas pelos mais pobres, causou um estado de miséria entre camponeses e trabalhadores das cidades no país.
2) O terceiro estado: Formado por camponeses e burgueses(que tinha insatisfação com rei, pois não conseguiam livre poder de comércio)