Ramos (2021) discute em seu texto sobre o currículo na educação profissional e traz algumas observações. As alternativas a seguir apresentam tais observações, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. A educação profissional traz especificidades diferentes, sendo regida pelos princípios diferentes da educação básica. Ou seja, a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, a diversidade de concepções pedagógicas e demais princípios consagrados na LDB não necessitarão ser contemplados no planejamento pedagógico das instituições que oferecem educação profissional.
b. As reformas que se seguiram a partir de 1996, mediante leis e decretos, estabeleceram alterações importantes quanto à gestão, ao financiamento, ao acesso, à avaliação, ao currículo e às modalidades de ensino.
c. Em um passado não muito remoto do ensino técnico, era exigido apenas o domínio de conhecimentos específicos. Em geral, do profissional de nível técnico não se exigia o trânsito por outras atividades ou setores diversos de sua formação inicial.
d. Na LDB, a articulação da educação profissional técnica com o ensino médio recebe um tratamento pautado na intercomplementaridade, mantendo-se, assim, a identidade de ambos.
Respostas
Resposta:
b
Explicação:
Resposta:
Letra A. - A educação profissional traz especificidades diferentes, sendo regida pelos princípios diferentes da educação básica. Ou seja, a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, a diversidade de concepções pedagógicas e demais princípios consagrados na LDB não necessitarão ser contemplados no planejamento pedagógico das instituições que oferecem educação profissional.
Explicação:
Pede a alternativa incorreta, logo:
LDB, Lei Federal no 9.394 promulgada em 1996 que, no art. 3o, estabelece os princípios e fins da educação nacional. A educação profissional é, primordialmente, educação. Portanto, rege-se pelos princípios explicitados na referida lei. Ou seja, a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a liberdade de aprender e ensinar, a diversidade de concepções pedagógicas e demais princípios consagrados na LDB deverão ser contemplados no planejamento pedagógico das instituições que oferecem educação profissional.