1. A chamada “energia limpa” é limpa mesmo? Justifique sua resposta, dando exemplos.
2. Como o planejamento estratégico integrado colabora na instalação de um parque eólico, por
exemplo?
3. Qual é a principal vantagem em utilizar energia limpa, ao invés da energia produzida pelos com-
bustíveis fósseis? Justifique sua resposta.
4. Quais estados brasileiros produzem mais energia eólica e solar? O seu município ou região já
utiliza ou tem potencial para utilizar essas fontes de energia limpa?
5. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) publicou o Atlas Brasileiro de Energia Solar,
que apresenta dados e ferramentas sobre o potencial solar em nosso país, com objetivo de auxi-
liar o planejamento e desenvolvimento de políticas públicas de incentivo a projetos nacionais de
energia solar e eólica. Entre as informações contidas na publicação, há menção sobre uma região
existente no Brasil chamada “cinturão solar”.
a) Em que consiste o cinturão solar? Quais estados brasileiros fazem parte dele?
b) Quais são as tecnologias para o aproveitamento da energia solar?
6. Quais aspectos favorecem a obtenção de energias hídrica, eólica e solar no Brasil?
7. Pesquise sobre “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos”, e registre suas principais in-
formações e finalidades.
8. Pesquise sobre as leis vigentes de nosso país que se referem aos processos de produção energética. Registre suas considerações sobre os benefícios que elas estabelecem para a sociedade.
Preciso da resposta muito urgente por favor alguém me ajuda
Respostas
Alguns exemplos: energia solar, eólica, hidráulica, maremotriz, geotérmica e a nuclear.
2. A quantidade de energia eólica extraível numa região depende das características de desempenho. Para qualquer fluido em movimento, a velocidade do fluxo aumenta na medida em que este se afasta das superfícies que o delimitam. Portanto, a velocidade do vento aumenta com a altura em relação à superfície da Terra, de forma dependente da rugosidade do terreno.
Por isso, as máquinas eólicas são geralmente instaladas em torres elevadas, onde as velocidades são significativamente maiores do que na superfície.
3. A principal vantagem está no fato de que a energia limpa não libera poluentes, e principalmente, é uma energia renovável. O oposto da energia de combustíveis fósseis, que além de ser muito poluente, se esgota.
4. No Brasil, a produção de energia solar tem se destacado e o sudeste possui a maior potência instalada no território nacional, enquanto a energia eólica no nordeste, é predominante.
5. a) Área que se estende no Nordeste ate o pantanal, pegando o norte de minas gerais o sul da Bahia e o nordeste de São Paulo
b) o silício é o material mais apropriado
6. O Brasil é um país que tem dimensões continentais, sendo que a maior parte do seu território apresenta um clima tropical. Essa é uma característica que favorece muito a geração de energia solar, considerada um tipo de energia limpa, renovável e econômica.
7. O Planejamento Integrado de Recursos – PIR – é uma abordagem voltada para pos-sibilitar que o planejamento energético atendesse aos interesses dos atores envolvidos e as necessidades da sociedade como um todo. Enquanto o planejamento tradicional para o 1 Mestre, Doutor, Docente da Escola Politécnica da USP.
O suprimento,produção,transmissão,distribuição e o uso de energia.
8. As leis vigentes de nosso país se referem a produção energética; uma empresa não pode produzir, distibuir, e transmitir a energia elétrica, e a produção a partir de fontes renováveis e o biocombustíveis
ESPERO TER AJUDADO BJS
2040 e 2060 e os seus conhecimentos, reflita: podemos afirmar que a transição demográfica é uma tendência nacional?
2-Quais são as implicações e os desafios do envelhecimento da população no Brasil?
3-Há uma tendência de redução das taxas de natalidade, mortalidade e fecundidade?
4- Isso implica mudanças na composição da população?
5-? Quais mudanças podem ser apontadas para o estado de São Paulo?
1) As "energias limpas" não são completamente limpas. A instalação dos equipamentos e estruturas para a geração de energia geram um impacto ambiental reduzido (mas não inexistente). Exemplo: Para criar hidrelétricas, deve-se alagar grandes regiões.
2) Parques eólicos necessitam ser instalados em pontos específicos que favoreçam a produção de energia (Locais altos com grandes ventos). O planejamento estratégico integrado é responsável por analisar quando, onde e de que forma esses parques devem ser instalados a fim de aumentar a eficiência.
3) A principal vantagem é que as energias limpas possuem um impacto ambiental bem menor em comparação com os combustíveis fósseis. Esses últimos são responsáveis pela emissão de gases poluentes, o que não ocorre nas energias limpas.
4) O Nordeste (destacando Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte) possui as maiores taxas de produção de energia eólica do país. Se referindo a energia solar, a região Sudeste (destacando Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul) se destaca.
5.a) Cinturão solar é uma faixa do Brasil - do nordeste até o Pantana - em que a incidência solar é maior. Alguns estados participantes são: Bahia, Mato Grosso do Sul, Piauí, Ceará, entre outros.
5.b) Há duas principais tecnologias: Os painéis solares fotovoltaicos (geração de energia elétrica a partir do Sol) e térmicos (aquecimento da água a partir do Sol).
6) No Brasil, por sua extensão continental e, por ter territórios perto da linha do Equador (onde a incidência solar é maior), a energia solar é favorecida. Além disso, por possuir relevo com altitudes e grande quantidade de corpos d'água, as energias hídrica e eólica também são favorecidas.
7) Planejamento Integrado de Recursos Energéticos é uma solução proposta pelo Governo para que o planejamento energético atendesse as necessidades da sociedade como um todo com os menores custos possíveis (sejam financeiros ou socioambientais).
8) De acordo com a Lei Nº 9.478 de 1997, as políticas nacionais devem "preservar o interesse nacional" e "promover o desenvolvimento, ampliar o mercado de trabalho e valorizar os recursos energéticos". Ambas seriam de suma importância para a nação brasileira.
O que são energias limpas?
Energia limpas são novos métodos desenvolvidos pelos seres humanos para que a produção de energia gere o menor impacto ambiental possui. As técnicas variam desde a utilização da energia solar até o calor do núcleo da Terra.
A principal vantagem desse tipo de energia é que são renováveis, isto é, podem ser renovadas em uma escala de tempo humana. Ao contrário dos combustíveis fósseis, que demoram milhares de anos para serem produzidos.
Saiba mais sobre energia limpa em:
brainly.com.br/tarefa/26722788
brainly.com.br/tarefa/3335813
brainly.com.br/tarefa/22455474
#SPJ2