• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: rs0648539
  • Perguntado 4 anos atrás

preencha o espaço abaxo crie um texto uma música ou uma história preciso que esteja a história muito bonita​

Respostas

respondido por: victor4619342S4
0

Resposta:

MÚSICA E POESIA: A MELANCOLIA viniciana

O presente trabalho propõe-se como um novo olhar sobre o poeta Vinícius de Moraes. Percorrendo a história da música e da poesia, origem e evolução, procuraremos considerar qual o significado e a real importância da música e da poesia para Vinícius de Moraes. Outra proposta presente neste trabalho é a observação de quais as influências que Vinícius teve em sua obra e se estas influências são positivas ou não. Um traço marcante na obra de Vinícius de Moraes é o fato de que ela seja carregada de melancolia, este tema será analisado segundo Freud e também, no âmbito literário, utilizando teóricos como Mauricie Blanchot. Por fim, este trabalho, pretende estabelecer um protocolo de leitura para Vinícius de Moraes, poeta que é pouco lido e mal interpretado por muitos.

Explicação:

introdução : O escritor de prazer (e seu leitor), aceita a letra; renunciando a fruição, tem o direito e o poder de dizê-la: a letra é seu prazer; está observado por ela, como o estão todos aqueles que amam a linguagem (não a fala). [...] A crítica versa sempre sobre textos de prazer, jamais sobre textos de fruição. [...] com o escritor de fruição (e seu leitor) começa o texto insustentável, o texto impossível (BARTHES, 2002, p. 29).

À primeira vista, para um leitor desavisado, pensa-se na obra de Vinícius de Moraes como sendo somente simples textos de prazer, mas na verdade, o leitor desavisado, deixando-se influenciar pela crítica, depara-se com a obra de Vinícius de Moraes com um olhar pré-conceituoso, pré-concebido pela crítica, que o coloca como poetinha, não por ser um mero apelido carinhoso, mas por considerá-lo um poeta menor.

No decorrer deste trabalho, poderemos observar que Vinícius de Moraes não somente foi um grande poeta/músico, mas também um poeta que ousou ser anacrônico, ser Ultra-Romântico em pleno Modernismo brasileiro.

No primeiro capítulo será feito um breve relato sobre a origem da música e da poesia, que surgem no mundo quase que ao mesmo tempo. Iremos percorrer as origens da história, o berço das civilizações ocidental e oriental.

No segundo capítulo, num retorno à origem da literatura brasileira, passaremos pelas diversas estéticas literárias comprovando por meio de poemas a influência dessas estéticas na obra de Vinícius de Moraes.

No terceiro capítulo será aprofundada a questão do romantismo, em especial do ultra-romantismo, em Vinícius de Moraes. Será analisada a questão melancólica presente e marcante na obra do poeta

No quarto capítulo será analisado o soneto Sinto-me só como um seixo de praia, por ser um poema que parece mostrar as faces de Vinícius poeta, músico, homem, amante. Por fim, esta análise tem a pretensão de ser como um protocolo de leitura, do qual o leitor poderá se posicionar de maneira crítica ao ler Vinícius de Moraes, porém sem deixar o poema perder a essência emocional que tanto guiou a vida e a obra de Vinícius de Moraes.

Perguntas similares