2. Qual é a intertextualidade apresentada na música: “Para Lisa” , e que causa a estranheza. Explique.
3. Como no exemplo da música: “Para Lisa” apresentada sobre intertextualidade escolha:
a) uma música
b) uma obra de arte
c) uma propaganda
d) um texto
e) um quadrinho ou charge
Respostas
Resposta:
a) uma música considerada uma obra de arte
Explicação:
A extranheza dessa música e a forma apassionada que ela inspira. A Balada Para Elisa é uma das obras mais conhecidas de todos os tempos. A famosa peça para piano contém histórias sobre o que inspirou Ludwig van Beethoven a compô-la em 27 de abril de 1810.
Muitos historiadores e musicólogos questionaram a autoria de Beethoven no Pará Elisa, aqueles que sustentam que a obra é dele dizem que a peça foi inspirada por uma jovem aprendiz de piano chamada Teresa.
>> Dudamel comemora 42 anos de The System com acordes de Beethoven
Em 1810, Beethoven assistiu a um recital que seria executado por aquela jovem chamada Teresa, que tinha fama de pianista precoce que deslumbrou a todos os presentes, até a hora de interpretar uma obra do compositor alemão.
Atordoado, o jovem pianista não conseguiu interpretá-lo e saiu da sala aos prantos, Beethoven correu atrás dela e para acalmá-la prometeu compor uma sonata para ela. No dia seguinte, o jovem pianista recebeu uma partitura, que com o passar dos anos se tornou imortal. Foi intitulado "Por Teresa" (Memórias de 27 de abril de 1810).