O continente asiático apresenta uma grande diversidade étnica e cultural, com povos e etnias de origens bem distintas. Alguns apresentam uma história milenar, como os chineses e os indianos, outros sofreram maior influência religiosa e linguística dos colonizadores europeus.- Sobre a diversidade histórico-geográfica e cultural da Ásia, marque a alternativa CORRETA.
A)Na Rússia predominam os eslavos, povo influenciado pela cultura europeia, mas com maioria de religião muçulmana.
B)No extremo oriente estão localizados países como Japão, China e Coreia do Sul, os chamados povos amarelos, maioria praticante de religiões orientais, como o budismo e xintoísmo.
C)No Oriente Médio, sudoeste da Ásia, predomina o povo árabe, onde o hinduísmo exerce grande influência no cotidiano político e social.
D)O continente é considerado o berço das mais importantes religiões, como o judaísmo, islamismo, hinduísmo e cristianismo, sendo que esta última apresenta o maior número de seguidores.
Respostas
Resposta:
D) O continente é considerado o berço das mais importantes religiões, como o judaísmo, islamismo, hinduísmo e cristianismo, sendo que esta última apresenta o maior número de seguidores.
Explicação:
São incontáveis o número de idiomas e dialetos falados ao longo do continente, também existe uma quantidade enorme de religiões nativas. Inclusive, a Ásia é o berço das principais religiões do mundo.
No continente asiático nasceram o hinduísmo, budismo, judaísmo, cristianismo (que ao contrário do que muitos pensam, não é uma religião ocidental, especialmente na sua vertente ortodoxa), islamismo, sikhismo, taoísmo, confucionismo, xintoísmo, dentre inúmeras outras religiões menores (como certos xamanismos regionais) ou movimentos mais recentes como as religiões “neo-xintoístas” Shinshūkyō (Igreja Messiânica, Seicho-No-Iê, etc).
Assim sendo, podemos dizer que a maior parte absoluta do mundo segue alguma religião de origem asiática, o que consequentemente em maior ou menor grau exportou costumes e concepções de alguma parte da ásia para o restante do mundo.