Respostas
Os conhecimentos científicos posteriores aos anos 1940 confirmaram e aumentaram o valor da obra O fenômeno humano, do Pe. Pierre Teilhard de Chardin, SJ, particularmente em relação às temáticas fundamentais da "complexidade" e da "noosfera".
A análise é de Fabio Mantovani, autor do Dizionario delle opere di Teilhard de Chardin, em artigo publicado no blog Teologi@Internet, da Editora Queriniana, 24-10-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis o texto.
Está agora nas livrarias, em uma veste gráfica renovado, a sexta edição do livro do Pe. Pierre Teilhard de Chardin, SJ, O fenômeno humano, publicado pela Queriniana em 1995. Por isso, novos leitores se aproximarão dessa célebre, mas desafiadora, obra, sobre alguns aspectos da qual gostaríamos de chamar a atenção com as considerações que se seguem.
O fenômeno humano não é um tratado científico, como a primeira e inexata edição inglesa deu a entender, infelizmente, nem um ensaio teológico, mas é uma representação dos fenômenos evolutivos interpretados em um quadro unitário dotado de sentido, é uma grande síntese do devir universal.
Os conhecimentos científicos posteriores aos anos 1940 confirmaram e aumentaram o seu valor, que parece ser muito atual, particularmente em relação às temáticas fundamentais da "complexidade" e da "noosfera".
A "complexidade", ao menos até os anos 1980, era normalmente entendida como uma característica de todas as estruturas complicadas, enquanto Teilhard a utiliza com um significado muito particular [1]. Portanto, é oportuno que os leitores se detenham na sua definição (nota 1 na p. 56), para entender corretamente o importante fenômeno de complexificação da matéria.
Em suma, são definidas como complexas aquelas estruturas (mônadas ou centros de consciência) que contêm em si mesmas um número fixo de elementos, "n", ligados por incessantes interações, como no átomo e na célula viva.
De cada estrutura complexa, surgem propriedades que os componentes individuais, por si só, não têm, como na molécula de água, em que o hidrogênio e o oxigênio são individualmente apenas gases.
Para "ver" como Teilhard se esforça para nos fazer ver (p. 27), basta voltar e manter o olhar no mesmo sentido em que a matéria se complexifica, a part◆ ▬▬▬▬▬▬ ❴✪❵ ▬▬▬▬▬▬ ◆
Aprenda mais em: brainly.com.br/app/profile/17174630/answers
◆ ▬▬▬▬▬▬ ❴✪❵ ▬▬▬▬▬▬ ◆
*╔═══❖•ೋ° °ೋ•❖═══╗*
ESPERO TER AJUDADO!
*╚═══❖•ೋ° °ೋ•❖═══