Por que o senso comum costuma interpretar políticas, apenas como política institucional, aquela praticada por governantes, legisladores e partidos políticos? Como o termo política pode ser aplicado em várias esferas da vida em sociedade? Por quê?
Respostas
Resposta:
Explicação:
O presente artigo tem como objetivo principal abordar um referencial ainda pouco conhecido no Brasil: a psicologia política fundada sobre o conceito de senso comum. A partir da concepção de senso comum exposta no texto, propõe-se uma psicologia política que possibilite a integração de diversos referenciais tanto da própria psicologia política como da psicologia social. Entende-se, a partir principalmente do pensamento gramsciano, o senso comum como polissêmico, polimórfico e contraditório. Assim sendo, o senso comum não deve ser visto apenas como "uma zona negra de ignorância", mas como detentor de potencialidades de crítica e de mudança social. O referencial aqui proposto não objetiva ser uma concepção universal e/ou definitiva, mas sim contribuir com o processo de desenvolvimento da psicologia política.
Em um sentido além do senso comum a política pode ser vista como uma ferramenta de dialogo e apresentação de ideias entre os cidadãos para a construção de uma sociedade plural e desenvolvida, tudo partindo sempre da apresentação de ideias, de pontos e contra pontos.
De modo que a política pode ser aplicada no convívio de uma casa, de uma organização e até mesmo de uma nação, tendo essa informação podemos dizer que a grande diferença entre as esferas apresentadas é o grau de complexidade que vai se elevando á medida que mais indivíduos são regidos pelas relações políticas.
Aprenda mais sobre política: https://brainly.com.br/tarefa/39971998