• Matéria: História
  • Autor: gio46Wv760luiza
  • Perguntado 4 anos atrás

1. A colônia portuguesa na América trazia muitos lucros para a metrópole portuguesa. A estratégia da transferência da Corte para o Brasil poderia possibilitar ao príncipe-regente D. João VI, “criar um poderoso império”. Permanecer em Portugal implicaria um grande risco para a Corte além da monarquia portuguesa ser extinta pelos pelo expansionismo napoleônico. O que significou para a colônia portuguesa na América a vinda da família real? *

a) Em termos práticos, o Brasil deixava no campo econômico de ser uma colônia de Portugal, ao ter liberdade de comercializar com outras nações.
b) Passava a se estabelecer enquanto Império brasileiro, com força cultural e política para competir com os demais impérios europeus do séc. XIX.
c) Na economia as mudanças foram mais significativas pois seria implantado o pacto colonial e as relações de dependência metropolitanas seriam restauradas.
d) O Brasil passava a ser um grandioso império, com planos de conquista das terras pertencentes à Coroa Espanhola, principal rival de D. João VI.

2. O príncipe-regente de Portugal, D. João VI, rompeu com o Bloqueio Continental imposto por Napoleão. A viagem para o Brasil envolveu toda a marinha portuguesa contando com o auxílio da marinha inglesa. Lord Strangford, embaixador da Grã-Bretanha em Lisboa, acompanhou a transferência da família real e tentou garantir todos os privilégios possíveis para o Reino Unido. Por esse apoio ao governo português, a Inglaterra cobrou algo em troca? *

a) A Inglaterra exigiu a assinatura do Tratado de Methuen, que ficou posteriormente conhecido como Tratado de panos e vinhos, que garantia a exclusividade de exportação inglesa desses produtos.
b) Por exigência inglesa, em 1810, D. João VI assinou o Tratado de Comércio e Navegação com a Inglaterra que estabelecia os preços dos impostos na importação de produtos para o Brasil.
c) A Inglaterra financiou a implementação de indústrias no Brasil, em troca o Brasil passava a investir nas indústrias inglesas com os recursos dos impostos da produção de ouro.
d) As exigências da Inglaterra foram direcionadas ao exclusivismo da exploração das minas de ouro do Brasil, acertando a porcentagem em 50% para os ingleses, 30% para Portugal e 20% para o Brasil.


seihaii5: Dia 07/07 - 8° ano
historia:1)a 2)b
português:1)a 2)d
geografia 1)b 2)a
ciências: 1)b 2)b
português: 1)a 2)a
matemática: 1)b 2)d
desculpa se estiver errado
espero ter ajudado:)
Gb6262526: Português tá errado é A e D
jeanpvp: obrigado
jairffrancisco1971: História C e B
izabelaquino80: Ciências e A ,C
ninguemkkk: HISTORIA EH 1)a 2)b
mariaalvessanchez: 1:a 2:b ???
juliogavieski: ta certo A e B
martinssoaresleticia: obgd
binhodaniel04: valeu certinho

Respostas

respondido por: gabiraposa07
53

Resposta:

1- a)

2- b)

Explicação:

Confia na mãe


di3gokk: vlw mãe
gabrielvieirafragoso: vlw de mais gabi
gabrielvieirafragoso: 12/10
mavimarques0306: obg mãe
daviribeirovieira: obg mamae
Anônimo: vlw
weteixeiradasilva: vlw mãe
gabiraposa07: Dnd
fabottin: valeu mãe
m1h7inh2: obg
respondido por: EduardoPLopes
5

1 - É correta a alternativa A, já que com a vinda da Família Real houve a abertura dos portos brasileiros às "nações amigas" (dentre elas a Inglaterra e os Estados Unidos), o que fazia com que os comerciantes brasileiros ficassem na prática livres da prática do exclusivo metropolitano. Isto foi bastante benéfico para os brasileiros, que conseguiram valores melhores para as suas exportações.

2 - É correta a alternativa B, tendo este tratado acabado (em relação à Inglaterra) com os privilégios mercantis que Portugal tinha na exploração de sua colônia.

Com o início  do comércio legítimo com a Inglaterra os brasileiros passaram a ter melhores preços nas suas importações e a conseguir melhores contratos de exportação, o que beneficiou aos brasileiros e aos ingleses.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/1355104

Anexos:

miss444: 2- C
Perguntas similares