3. Associe as colunas:
(A) Rousseau
(B) Voltaire.
(C) Diderot
(D) John Locke.
(E) Montesquieu
1°( ) é considerado o pai do liberalismo moderno.
2°( ) Criou a obra "Enciclopédia", em parceria com D'Alembert.
3°( ) "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".
4°( ) Era anticlerical e se posicionava contra as ideias da Igreja Católica.
5°()Defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
DA UMA AJUDINHA AI MENO
Respostas
Olá!
Resposta:
1- D
John Locke é Considerado o “pai do Iluminismo”. Sua principal obra foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, aonde Locke defende a razão afirmando que a nossa mente é como uma tábula rasa sem nenhuma ideia.
2- C
A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert (1717-1783), responsável pela parte de ciências e matemática.
3- A
Segundo o filósofo Jean-Jacques Rousseau, “o ser humano nasce bom, a sociedade o corrompe” a corrompe”.
É a Sociedade que o corrompe”. Dentro desta perspectiva, comecei a pensar se o ser humano, ou seja, o homem é de fato corrompido pela sociedade ou não. De acordo com Rousseau, o homem se corrompe, isso tira dele a sua essência, tira a sua dignidade, ou seja, torna-se uma pessoa vagante, sem rumo e sem direção na vida.
4- B
A Igreja Católica e a monarquia francesa foram seus dois alvos prediletos. Voltaire não era ateu e reconhecia Deus como princípio explicativo do universo: “Se Deus não existisse seria necessário inventá-lo”. Também acreditava que Deus é uma verdade rigorosamente demonstrável: “Eu existo, logo algo necessário e eterno existe”. Mas o pensador parisiense atacava a superstição, a crença nos milagres e a repressão da Igreja. A figura do clérigo era sempre satirizada por Voltaire: “Acreditem em Deus, mas não acreditem nos padres”. Muitas de suas correspondências terminavam com expressões dirigidas contra a Igreja Católica, como nas Cartas Inglesas, na qual se refere a ela com sua máxima: “Esmagai a Infame!”.
5- E
A composição dos poderes do Estado brasileiro, que adotou a teoria de Montesquieu em sua Constituição, funciona da maneira tripartite: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos entre si.
Espero ter ajudado:)