Leia o trecho do conto “A menina dos fósforos”, que narra as impressões da pequena vendedora de fósforos sobre o interior de uma casa:
Mil velinhas ardiam na ponta dos galhos, e os enfeites dependurados pareciam olhar para ela. Mas esse fósforo também foi se apagando, e à medida que se ia apagando a árvore de Natal ia crescendo, crescendo e as velinhas subindo até ficarem como estrelas no céu. Uma delas caiu, traçando um longo risco de luz.
1. O sintagma “Mil velinhas” é uma figura de linguagem. Como ela se chama e qual sua função no texto?
2. Que efeito de sentido a repetição da forma verbal “crescendo” produz no texto?
Respostas
Resposta:
1. Trata-se da hipérbole, que é um recurso da língua em que se emprega o exagero do sentido – quase sempre improvável ou absurdo – para enfatizar uma informação. No texto, sua função é evidenciar a impressão exagerada da menina sobre o número de velas que enfeitavam a árvore de Natal.
2. A repetição da forma verbal indica a progressão do tamanho da árvore, cada vez maior, revelando ao leitor como a menina, por meio da imaginação, via o cenário.
Explicação:Plurall
1. O sintagma apresentado no trecho é uma figura de linguagem conhecida como hipérbole, que nada mais é do que o exagero deliberado para intensificar o sentido daquilo que se quer dizer, seja em linguagem textual, seja em linguagem oral. No texto podemos vê-la evidenciar o exagero da menina ao relatar a quantidade de velas na árvore.
2. A repetição da forma verbal "crescendo" apresentada no texto produz um efeito de sentido que indica o crescimento progressivo da árvore e a maneira como a menina, através da utilização de sua imaginação, enxergava o cenário que lhe era descrito.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/4461173