• Matéria: Português
  • Autor: hobiubi
  • Perguntado 4 anos atrás

é comum no esporte mulheres terem menores pagamentos que os homens?explique

Respostas

respondido por: aquilesfsilva
1

Resposta:

Poderíamos pensar que a diferença salarial está sendo afetada por diversas características diferentes entre os homens e as mulheres. No entanto, a partir dos dados do Censo 2010 é possível separar e observar um grupo de homens e mulheres que possuem as seguintes características em comum: idade, formação educacional, ocupação, número de horas trabalhadas, região geográfica e raça. Mesmo com todas essas características em comum, os dados mostram que essas mulheres ainda ganham em média 35% a menos do que os homens. Ou seja, ganham menos pelo simples fato de serem de outro sexo.

A desigualdade salarial de gênero é formada, muitas vezes, antes da entrada dos indivíduos no mercado de trabalho. No entanto, o mercado de trabalho pode funcionar como um reprodutor e consolidador desta desigualdade. Por exemplo, algumas pessoas argumentam que mulheres têm preferência por certas profissões que pagam menos e, por isso, a desigualdade salarial não tem relação direta com a desigualdade de gênero. Contudo, essas escolhas profissionais acabam sendo reflexo da desigualdade de gênero já existente.

Para diversos cientistas sociais, compreender como essas preferências profissionais são firmadas é muito importante. O Brasil tem um nível de segregação sexual entre cursos de graduação muito mais elevado do que os EUA, por exemplo. O importante aqui seria perguntar o porquê de mulheres estarem concentradas em cursos como educação e humanidades e comporem apenas 20% das engenheiras ou 40% das economistas. Será que isso teria a ver com o fato de existirem poucas professoras mulheres lecionando turmas de matemática, física ou química nas escolas? Ou será que existe um incentivo menor, na nossa cultura como um todo, para mulheres seguirem carreiras nas áreas mais ligadas às engenharias? Será que isso teria relação com as diferentes socializações primárias que são oferecidas para as crianças de acordo com seu sexo? Portanto, diversos são os fatores que poderiam explicar por que a proporção de engenheiras no Brasil é consideravelmente menor do que em outros países.

Além da escolha da formação, os papéis de gênero também influenciam nas trajetórias profissionais das mulheres, especialmente no que diz respeito à maternidade e às tarefas domésticas. Segundo estudo de Carlos Costa Ribeiro, em média 80% dos afazeres domésticos são realizados pelas mulheres. Isso afeta o tempo que mulheres gastam investindo em suas carreiras em comparação com os homens, especialmente quando estas têm filhos.

Explicação:


hobiubi: obgg
Perguntas similares