Em 1973, foi criado o Estatuto do Índio, no qual se estabeleceu o direito dos povos indígenas e seu território e determinou um prazo de cinco anos para demarcação definitiva de todas essas terras pela Funai. Durante este período, a Amazônia, o ultimo reduto das populações indígenas no Brasil, passara a fazer parte de uma ampla política de colonização e ocupação produtiva. Entre os projetos constava a construção das rodovias Transamazônica, Cuiabá-Santarém e Manaus-Boa Vista, que iriam atravessar milhares de quilômetros de terras indígenas. Além disso, programas de exploração mineral e de geração de hidroeletricidade implicavam, para sua implantação, o deslocamento de centenas de tribos locais. Foi o sinal para o início de uma nova onda de violência e de dizimação de indígenas. 2. NÃO É CORRETO AFIRMAR: *
1. A luta dos povos indígenas para manter suas terras é um grande desafio na atualidade.
2. A construção de rodovias, mineradoras e hidrelétricas na Amazônia prejudicou os povos indígenas, apesar do Estatuto do Índio.
3. O Estatuto do Índio deve protegê-lo por meio do estabelecimento de direitos. Tais como direito a demarcação de suas terras.
4. Não existem indígenas em todas as regiões do Brasil, por isso são tão poucos. Apenas aldeias na região norte do Brasil.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
marca a quarta alternativa
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás