• Matéria: Português
  • Autor: mTeske1985
  • Perguntado 3 anos atrás

ME AJUDEEEMM PFV, ME AJUDEM, PRECISO MUITO
Trecho "Quincas Borba"
“Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos que assim adquire forças para transpor a montanha e e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais feitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas”.


1) Rubião não entende muito bem o que o amigo Quincas Borba quis dizer com a frase "ao vencedor as batatas" , após a leitura do livro e a do trecho acima , expliqe o conceito da frase , dentro da filosofia "Humanitas" :

Respostas

respondido por: heloisakaren16
1

Resposta:

A frase significa que os vencedores podem desfrutar das batatas nos campos de guerra, simplificando ao máximo o Humanitismo e seu preceito básico de que, na luta pela sobrevivência, quem vence é o mais forte.

Perguntas similares