Respostas
Resposta:
Detetive Siqueira é um detetive especializado em animais e objetos, ele já havia passado por coisas horrivelmente bestas, um senhor já falou que roubaram seu chinelo quando na verdade apenas tinha caído de sua janela, e a vez em que ele teve que procurar uma cacatua furiosa que deixou ele muito machucado e ensanguentado?!
Jaime Paladino estava sofrendo a pior coisa que um escritor pode sofrer, o famoso ‘branco’.Isto é, ele não conseguia escrever uma história, pois não tinha criatividade e nem imaginação. Ele foi à procura do detetive para ver se ele o ajudaria. Quando Jaime estava conversando com Siqueira, o detetive achou que ele estava doido, mas resolveu que iria ajudar de qualquer forma, então começaram a discutir sobre a história; Em um condomínio haviam 2 grupos, o de Tato (o grupo do bem) e de Tiago (o grupo do mal).
Tiago e sua gang de meninos com torno de 16 anos sempre aprontavam coisas aterrorizantes com o grupo de Tato, que eram bem mais novos, eles tinham apenas 11 anos, e sofriam muito na mão de Tiago…
Ao longo do desenvolvimento da história, o detetive teve que procurar Doralice (a cacatua de Clotilde) duas vezes. Que sofrimento, ele tava cheio de esparadrapos, mas o lado bom, é que Jaime Paladino achou que ele tinha lutado com alguém, impondo uma postura de superioridade! Então, durante as reuniões sobre o novo livro de Jaime, eles começaram a se apegar tanto a história, que parecia que ela fluia sozinha. Nenhum adulto sabia que Tiago era do mal. O menino passava a melhor imagem do mundo para os adultos, por isso seria muito difícil desmascarar o garoto. Eles tentaram de tudo, até que Daiane (do grupo de Tato) teve a brilhante ideia de criar um jornal: O Panfleto, em que eles atualizariam os moradores de tudo que acontecia no prédio. De primeira, não deu certo, os adultos acharam que coisa besta, de criança, então eles pediram ajuda do zelador, e criaram uma capa que chamasse atenção dos adultos “REFORMA NO EDIFÍCIO CÉLIA!!!!!!!!!!” sim, com dez exclamações…. Nem havia reforma nenhuma, era só uma corda pra eles lerem o que realmente interessava: a matéria onde dizia que Tiago havia batido em muitas crianças, mas aí você se pergunta: Mas eles tem provas? E eu te respondo: SIM! Pepe (do grupo de Tato) tinha tirado fotos do Tiago e seus “capangas” fazendo isso, e então Tiago foi desmascarado e seu importantíssimo pai convocou uma reunião para Tiago pedir desculpas, mas não se anime leitor…. Tato ficava evitando Tiago, porém o garoto malvado encontrou ele e o espancou até ficar sem ar. O grupo do Tato e as pessoas da sala do qual Tiago estudava achou eles e o parou. O menino perdeu seus poucos amigos e sua namorada por causa da infantilidade do menino e Tato com seu grupinho nunca mais sofreu. E assim acabou a história.
Alguns meses depois, Siqueira recebeu o livro com uma dedicatória e foi para a tarde de autógrafos. Que encontro emocionante, que abraço lindo! Após o término do evento, os grandes amigos foram tomar um café e botar o papo em dia.
Siqueira mudou o seu slogan de “Detetive siqueira especializado em animais desaparecidos” para “Detetive siqueira especializado em animais desaparecidos e em escritores com bloqueio criativo” E para sua felicidade, ele ganhou a Doralice de presente, a bichinha ama ele!
Minha opinião sobre esse livro é que ele é simplesmente perfeito, um dos poucos livros que tive curiosidade de ler, agradeço meu professor Edson por ter solicitado a leitura desse maravilhoso livro! Super indico!