Parque de diversões é sinônimo de muita diversão e muita física também! Isso, muita física. Um brinquedo comum em parques de diversões é o “bicho-da-seda”, que consiste em um carro com cinco bancos, para duas pessoas cada, e que descreve sobre trilhos, em alta velocidade, uma trajetória circular. Suponha que haja cinco adultos, cada um deles acompanhado de uma criança, e que, em cada banco do carro, devam acomodar-se uma criança e o seu responsável.
Para que, com o movimento, o adulto não prense a criança contra a lateral do carro, é recomendável que o adulto ocupe o assento mais ______________ do centro da trajetória, pois o movimento os “empurrará” em sentido ______________, devido à __________________.
Assinale a opção que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.
A) próximo – a esse centro – força centrípeta.
B) próximo – a esse centro – força centrífuga.
C) afastado – a esse centro – inércia do movimento circular.
D) afastado – oposto a esse centro – inércia do movimento circular.
E) afastado – oposto a esse centro – força centrípeta.
Respostas
Força centrípeta e inércia do movimento circular.
Explicação:
A palavra centrípeta significa aquilo que aponta para o centro. No brinquedo citado, a força centrípeta, representada em azul na figura em anexo, é a responsável pela mudança de direção, enquanto a inércia do movimento circular, representada em rosa, demonstra a tendência do corpo em continuar na mesma direção anterior.
Dica 1: A tendência do corpo manter o movimento anterior, faz com que tenhamos impressão de estarmos sendo jogados para o lado oposto de uma curva e esta sensação parece ser uma força, nomeada força centrífuga, porém essa força não existe, ele é apenas resultado da inércia.
Para que o adulto não prense a criança no banco, é necessário que ele fique no lado mais afastado do centro, uma vez que a inércia terá mais força sobre o corpo com mais massa, já que pela segunda Lei de Newton (força é igual a massa vezes a aceleração).
Resposta final:
Letra D) afastado - oposto a esse centro - inércia do movimento circular
Para que, com o movimento, o adulto não prense a criança contra a lateral do carro, é recomendável que o adulto ocupe o assento mais afastado do centro da trajetória, pois o movimento os “empurrará” em sentido oposto a esse centro, devido à inércia do movimento circular.