⭕ _*ATIVIDADE*_ ⭕
1) Quem eram os povos pré-colombianos? Por que esse termo é atualmente criticado por alguns estudiosos?
2) Como eram utilizadas as pirâmides da Mesoamérica?
3) Escreva um pequeno texto sobre a cultura Maia.
4) Explique o que significava o sacrifício ritual para os Astecas.
5) Explique como era feita a conquista de outros povos pelos Astecas.
GENTE ME AJUDEM POR FAVOR E PRA HOJE AINDA TA OBG
Respostas
Resposta:
1) R:Este termo é criticado pois ele define todos estes povos, muito diferentes e com culturas particulares incríveis, por um elemento externo que não tem absolutamente nada a ver com eles: a chegada do homem europeu, sendo uma forma fortemente eurocêntrica de descrever homens não-europeus.
2) R:As pirâmides da Mesoamérica serviam o propósito de fornecer um local para a realização de rituais religiosos como o de sacrifício e onde os mortos seriam guardados. Essas pirâmides foram construídas pelos povos que viviam na América central e do Sul antes da chegada dos europeus, em especial, os espanhóis.
3) Resumo:Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.). Tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Os maias são conhecidos por terem tido uma das mais sofisticadas civilizações pré-colombianas. Além disso, desenvolveram grandes cidades e tiveram conhecimentos avançados em áreas como a Matemática. Após 900 d.C., os maias entraram em decadência, e suas cidades esvaziaram-se.
4) R:Para os Astecas o sacrifício ritual era parte da sua religião, sendo uma forma de conseguir a boa sorte (nas colheitas e nas guerras), comunicar-se com os deuses e estabelecer uma relação de superioridade com os povos dominados.
5) R: Os povos conquistados pelos astecas eram obrigados a pagar impostos e constantemente eram atacados e levados como prisioneiros a fim de serem usados em sacrifícios humanos aos deuses astecas. O domínio asteca chegou ao fim em 1521 a partir da conquista realizada pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés.