Respostas
Entenda massa como sendo a grandeza escalar que irá quantificar o a matéria presente em um corpo. No Sistema Internacional de Unidades, S.I., ela é dada em quilogramas [ Kg ], porém existem outras unidades, tais como: os múltiplos e submúltiplos de quilogramas, libras, arroba…
Peso ao contrário da massa não é responsável por quantificar matéria, mas sim quantificar uma força existente para todo corpo que possui massa e está submetido a um campo gravitacional.
As partes acima são as definições de massa e peso respectivamente. Abaixo irei apenas complementar a ideia de peso.
Imagine um bloco de massa 3kg. Se você solta-lo de uma altura qualquer, vamos supor 10 metros, obviamente ele vai cair em queda livre em um movimento acelerado, tal como o observado por Galileu na torre de pisa. Essa aceleração recebe um nome: aceleração gravitacional [ g ], obtida por meio da equação Newtoniana para descrever a força de atração gravitacional.
Esse valor g quando calculado para a terra em módulo vale aproximadamente 9,81m/s².
Tá, mas porque eu estou te falando isso?
Pois podemos definir a grandeza peso, inferindo que esse corpo de massa 3Kg por estar sendo acelerado está sendo induzido por uma força conforme a primeira lei de Newton e segundo o princípio fundamental da dinâmica ou segunda lei de Newton
essa força pode ser calculada como, semelhante a equação anterior porém com termos trocados
Tal que:
P = Força Peso - [ Newtons - N ]
m = massa - [ Quilogramas - Kg ]
g = aceleração gravitacional ( Lua, Terra, Marte… ) - [ metros por segundo ao quadrado - m/s² ]
Veja a imagem para compreender o problema proposto e ver como a força peso está atuando.