Alguém me ajuda prfvr? Em que momentos é possível perceber que a autora teve a intenção de adequar o seu texto ao que recomenda a gramática normativa usando vocabulário e estrutura mais sofisticado?
Respostas
Resposta:
1. A autora contraria as regras ortográficas nos seguintes trechos: “Quem tem dó e amisade ao povo”, Não tenho açúcar porque ontem eu safe os meninos comeram o pouco que eu tinha”, e “Precisamos livrar o paiz dos políticos açambarcadores.”
2. Carolina de Jesus grafou a palavra “amisade” porque não teve oportunidade de acesso a educação, pois vive na favela onde tem poucos recursos financeiros, e baixa qualidade de vida.
3. Os momentos em que é possível perceber que a autora teve a intenção de adequar o seu texto ao que recomenda a gramática normativa usando vocabulário e estrutura mais sofisticados foi nos seguintes trechos: “A toalha era alva ao lirio” e “Precisamos livrar o paiz dos políticos açambarcadores”
4. Para a autora, a realidade da favela era de pobreza, de baixas condições de subsistência, e de precária infraestrutura. O desempenho do governo, para ela, não é satisfatório, uma vez que não se preocupam em atender as classes menos favorecidas e resolver os problemas sociais, já que não vivenciaram a dura realidade das favelas. Por fim, entende que a sociedade civil deve se unir e contestar as ações do governo, pois a maioria vence a minoria.
Espero ter ajudado