• Matéria: Filosofia
  • Autor: vanessasoares2
  • Perguntado 9 anos atrás

Quais as características  da tragedia grega ressaltando o que Aristóteles entende por catarse,e por que  o homem  trágico,isto é o herói da historia trágica é considerado problemático e  em conflito com a realidade vivida?

Respostas

respondido por: MarceloZuffo
10
A tragédia grega, tem o objetivo de exaltação do homem grego, que passa por situações de difícil superação, na qual o homem se torna superior, chegando a desafiar até mesmo a soberania dos deuses. Para Aristóteles, com a tragédia, e consequentemente a sensibilização do espectador diante da situações de exaltação da capacidade humana, junto a uma relação de identificação como a situação superada, gera um tipo de "purificação da alma" do espectador, consequência sua própria autovalorização, essa "purificação" Aristóteles chama de catarse.
Para que tenha efeito o fenômeno da catarse, o homem trágico deve passar por situações de extrema dificuldade e problematização, a partir da qual, conseguirá superar demonstrando sua grandiosidade, e superioridade aos conflitos desafios impostos. O que evidencia a grande valorização grega do homem acima de tudo, fenômeno conhecido como antropocentrismo.
respondido por: rafaelasilvamoreiras
2

Resposta:

. A tragédia para Aristóteles é o resultado de uma catarse da audiência e isto explicaria o motivo dos humanos apreciarem assistir ao sofrimento dramatizado. Essa é a principal caracteristica da tragédia grega dita por Aristóteles

2.  Porque é como se o  espetáculo teatral girasse em torno do destino do herói,que certamente seria ''infeliz''.O heroi é apresentado como uma figura radiante que passa a compreender,e se situar em suas relações com o mundo, com os deuses, com os outros,com ele e com os seus próprios atos

Explicação:

Perguntas similares