A) Em A República, Platão concebe a cidade como sendo composta por quatro classes: rei-filósofo, sacerdotes, soldados e artesãos.
B) Para Platão a justiça na cidade seria só alcançada se o poder fosse exercido pela classe dos soldados que, pelo uso da força, garantiriam a ordem e a justiça.
C) Segundo Platão, a ação de governar corresponderia à porção racional da alma humana, portanto, o poder deveria ser ocupado por uma figura sábia, a qual ele identifica com o rei-filósofo responsável por promover a justiça.
D) No modelo de correspondência entre os estratos sociais da cidade ideal platônica e as divisões da alma humana, os artesãos correspondem à porção impetuosa da alma.
E) Segundo Platão, à porção apetitiva da alma humana cabe comandar os desejos e as ações, tendo em vista alcançar a justiça.
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
Na República Platão afirmar que os homens são divididos segundo a constituição de suas almas em os ouro, prata ou bronze. Sendo os homens de alma de ouro aqueles em que é dominante a parte superior do espírito, a razão, estes buscam o conhecimento, de prata aqueles cuja a parte irascível é dominante, são os bravos, os guerreiros, que buscam as honras e, finalmente, os de bronze, dominados pela parte inferior da alma, a estes apetecem os prazeres do corpo, comer, beber e sexo, estes são adequados para trabalho braçal, artesãos ou escravos. Os governantes deveriam vir da classe dos homens de ouro, a aristocracia platônica.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás