As duas décadas de vigência do Realismo e do Naturalismo no país foram um período conturbado e de grandes transformações na nossa história social, política, econômica e literária. Indique a alternativa que não aponta o acontecimento histórico da segunda metade do século XIX. * 3 pontos
 Desenvolvimento da ciência.  Positivismo, evolucionismo, e determinismo.  Criação da Academia Brasileira de Letras.  Auge da escravidão no país.
Respostas
Resposta:
O realismo naturalismo ocorre no século XIX. Características:
* Linguagem objetiva e simples;
* Estudo psicológico dos personagens;
* Narrativa lenta;
* Amor ligado a interesses sociais;
* Protagonistas problemáticos, com falhas e defeitos.
O Brasil no final de século XIX passava por grandes mudanças, crise da monarquia, movimentos abolicionistas e republicanos e desenvolvimento da economia cafeeira.
O realismo prezava pela racionalidade, cientificismo (conhecimento científico superior aos outros), valorização e descrição da realidade como ela é, sendo um contraponto do romantismo que valorizava o amor, as emoções e o apego ao passado.
O homem foi considerado no naturalismo como fruto do meio em que habitava (visão determinista), ou seja, o ambiente de origem determinava seus valores e caráter.
Explicação:
conceito de evolucionismo está diretamente ligado a sobreposição de uma cultura sobre a outra, ou seja, essa noção se dá a partir de teorias que afirmam que a genética segue um processo evolutivo e algumas culturas são maiores do que as outras.
O pensamento positivista parte da concepção que a subjetividade é colocada em prática a partir da observação dos fatores e das hipóteses que seguem o problema.
Por isso, Comte teve uma grande influência na Sociologia enquanto ciência e no campo de pesquisa, desenvolvendo um método para solucionar assuntos comuns ao indivíduo e a sociedade ao seu redor, servindo de base para os instrumentos científicos até os dias de hoje.
O determinismo geográfico, surge como uma concepção em que o meio ambiente, e o espaço ao nosso retor define a fisiologia e o pensamento do homem.