COMENTE SOBRE O MODO PELO QUAL A NAÇÃO HEBRRAICA CONSERVOU SUA ETNIA,LÍNGUA E RELIGIÃO,DEPOIS DA DIÁSPORA EXECUTADA PELOS ROMANOS SOBRE OS JUDEUS
Respostas
A história hebraica é bastante peculiar, porque muitas pessoas a identificam pela grande força da tradição judaico-cristã na formação religiosa do Brasil. Sabemos que os hebreus eram um povo seminômade que se fixou em Canaã, na Antiguidade, e uma parte da história desse povo é narrada na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos.
A Bíblia, assim como outros documentos oriundos da Antiguidade, são tratados pelos historiadores como fontes históricas. Isso não significa, entretanto, que tudo o que está na Bíblia é considerado impreterivelmente como verdade histórica, uma vez que existe todo um trabalho de apreciação para comprovar a veracidade dos eventos mencionados.
assim, algumas das passagens bíblicas sobre a história dos hebreus são entendidas como míticas e não necessariamente como verdades e acontecimentos históricos. Essas considerações são parte do ofício dos historiadores, uma vez que a história moderna possui métodos de comprovação dos acontecimentos. De toda forma, essa prática de historiadores também é encontrada na Antiguidade, e historiadores, como Tucídides, já procuravam diferenciar acontecimentos reais de testemunhos míticos.
Outro fato que deve ser levado em consideração é que os hebreus começaram a registrar a sua história somente depois que se tornaram o povo mais poderoso de Canaã|1|. Sendo assim, muitos dos relatos foram feitos a posteriori de quando de fato aconteceram. Por isso, na história, é importante tratar os relatos históricos da Bíblia com certa ressalva.
A Bíblia é um documento importante no estudo da história hebraica, mas não é a única fonte de estudo da história dos hebreus. Os historiadores trabalham com outras fontes, como vestígios arqueológicos, registros feitos por outros povos etc.