Respostas
1.
Seja os conjuntos:
É uma questão bem estranha, porque a própria pergunta fala que f é uma função definida de A em B, ou seja:
Sendo assim, basta você determinar agora as sentenças:
Note que o domínio é o conjunto dos elementos que vou associar com o contradomínio, e como é uma função, logo A = D. Então .
O conjunto imagem é o conjunto que contem os elementos que são flechados pelo domínio D. Para saber o conjunto imagem, basta substituir os elementos de D em x para saber a imagem de f. Segura minha mão que vou fazer com você:
se
então quando implica que , ou seja, estou substituindo elementos de D em x. Com essa lógica, vou obter os seguintes valores para f(x):
Logo, o conjunto imagem de f será:
o elemento 3 não existe no meu domínio
Descobriremos f(x) tal qual resulte em 5. Note que já fizemos isso na sentença b) e vimos que para x=2 temos que f(x)=5. Logo:
2.
Note que para x=-2 não existe função, até pq um qualquer número dividido por zero é uma indeterminação matemática. Logo o domínio da função pode ser todos os números reais tirando o elemento -2 da questão. Portanto:
Perceba que só fizemos o processo de racionalização do denominador (tiramos a radiciação do denominador e passamos pro numerador). Sendo assim, verificamos que em ambos casos (sem o processo ou com o processo de racionalização), podemos ver que o x deve ser diferente de 3 para que a função f exista, claro que, por conta da indeterminação matemática (divisao por zero). Logo, o domínio que podemos dar para essa função é todos os reais tirando o elemento 3.
3.
Função injetora: os elementos do dominio distintos entre si apontam elementos do contradominio distintos entre si.
Função sobrejetora: todos os elementos do contradomínio são apontados pelo domínio, ou seja, a imagem de f será igual ao contradomínio.
Função bijetora: a união da função injetora com a sobrejetora.
Logo:
a) injetora
b) sobrejetora
c) bijetora