Respostas
Resposta:
olà bom dia
Os ângulos complementares são aqueles cuja soma dos seus ângulos resulta em 90°. Esses tipos de ângulos estão relacionados a medidas correspondidas entre 0° e 90°. Dois ângulos que sejam complementares e possuem um mesmo lado e um vértice entre eles, são chamados de ângulos adjacentes. Uma característica entre os ângulos adjacentes é que não existem pontos em comum entre eles.
Antes de prosseguir com as principais peculiaridades dos ângulos complementares e entender a correta forma de cálculo, é importante saber a definição de ângulos, de uma maneira geral.
Os ângulos são as aberturas que existem entre duas semirretas que possuem o mesmo ponto de origem. Podendo também ser definido como uma medida determinada em graus que representa essa mesma abertura. Nos estudos da geometria plana, a medida dos ângulos ocorre através de um transferidor, podendo qualquer ângulo medir entre 0° e 360°. Os ângulos são complementares ou suplementares quando possuem um resultado fixo, sendo esses valores equivalentes a ângulo reto e ângulo raso
4-Ângulos complementares sempre são iguais a (a) 90°, logo:
90°-32°=58°
O ângulo complementar é igual a 58°.
(b)Ângulos SUPLEMENTARES são aqueles que, somados, resultam 180. então basta diminuir
x=117-180
x=63
o suplemento de 117 é 63
O ângulo suplementar de 117º é igual a 63º
Explicação passo-a-passo:
O suplemento de um ângulo é quanto falta para a medida dele atingir 180º.
Então, o suplementar de 117º é:
180º - 117º = 63º
Explicação passo-a-passo:
espero ter ajudado